Esportes olímpicos

Mundial de IQFoil termina sem finais para trio brasileiro na França

O atleta Mateus Isaac fechou na 37ª colocação e não conseguiu avançar às regatas finais com os Top 10.

Publicado em

— Continua depois da publicidade —

O Campeonato Mundial de IQFoil 2022 terminou para os brasileiros nesta sexta-feira (21), em em Brest, na França.

O atleta Mateus Isaac fechou na 37ª colocação e não conseguiu avançar às regatas finais com os Top 10.

O melhor atleta das Américas não conseguiu repetir as atuações que teve durante a temporada nas provas do litoral francês.

Publicidade

A categoria masculina teve 162 competidores. Já entre as mulheres, as brasileiras Giovanna Prada e Bruna Martinelli terminaram em 59º e 81º, respectivamente. As finais serão realizadas no sábado (22) com os dez melhores de cada gênero e pontuação zerada. 

Na avaliação de Bruno Prada, um dos treinadores da equipe em Brest, o resultado foi bastante complicado, não só para os brasileiros, mas para muitos favoritos. ”Foi uma semana muito difícil por aqui. As condições de vento foram bem complicadas. Os atuais campeões mundiais ficaram fora das finais, sendo o Nico Goyard fora da ouro. E ele treina aqui”.

No feminino, a Giovanna teve uma semana onde velejou muito bem e rápida, mas queimou uma largada das eliminatórias e ficou na flotilha prata. Agora é analisar os possíveis erros e tentar evoluir”, reforçou Bruno Prada.

Mateus Isaac entrou na competição como número 3 do ranking. O atleta venceu recentemente o Sul-Americano de IQFoil e garantiu vaga do país nos Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile 2023. 

”Não foi um campeonato como eu gostaria, até fiz uma preparação de duas semanas em Brest, mas as condições não foram iguais. Agora é pensar nos próximos eventos”, disse Mateus Isaac.

Mateus Isaac foi para a competição apoiado pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela.

O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

O suporte tem implementação no custeio das ações que irão dar as melhores condições possíveis para os treinamentos e, consequentemente, para as competições internacionais aos melhores atletas da modalidade do Brasil.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile