Futebol Internacional
Mundial Sub-17, Eliminatórias da Europa, da Ásia e da América do Sul: veja o resumão desta quinta-feira (16)
Confira o que de mais importante aconteceu no mundo do futebol.
— Continua depois da publicidade —
A Data Fifa contou com mais um dia recheado de jogos espalhados pelo mundo inteiro. Desde o começo da manhã, a quinta-feira contou com partidas da Copa do Mundo Sub-17 e também das Eliminatórias da Eurocopa, da Ásia e da América do Sul. Os destaques ficaram por conta das vitórias de Brasil, Portugal e Espanha.
COPA DO MUNDO SUB-17
Ao todo, foram quatro jogos, todos válidos pelos Grupos A e B. No primeiro, Equador e Colômbia ficaram no 1 a 1, enquanto o Marrocos bateu a Indonésia por 3 a 1 com certa tranquilidade. Os resultados colocaram os equatorianos e os marroquinos com vaga garantida nas oitavas de final. No segundo, a Espanha ficou no empate com o Uzbequistão confirmou a ida à próxima fase, assim como o Mali, que goleou Canadá por 5 a 1.
ELIMINATÓRIAS DA EUROCOPA
Já na Europa, foram seis jogos no total. O Grupo A contou com dois: vitória da Espanha por 3 a 1 sobre o Chipre e empate em 2 a 2 entre Geórgia e Escócia. Com isso, os espanhóis e os escoceses se colocaram na fase final da competição. No Grupo F, também foram duas partidas: vitórias da Áustria, que se classificou junto com a Bélgica, em cima da Estônia e do Azerbaijão sobre a Suécia.
No Grupo G, Bulgária e Hungria ficaram no 2 a 2, enquanto Montenegro aplicou um 2 a 0 na Lituânia. Os húngaros já estão garantidos na próxima fase, mas a segunda vaga ainda está em disputa entre Sérvia e Montenegro. O Grupo J contou com três jogos: Eslováquia 4×2 Islândia, Luxemburgo 4×1 Bósnia e Liechtenstein 0x2 Portugal. Os portugueses, até o momento, são os únicos garantidos. O segundo lugar ainda está indefinido.
ELIMINATÓRIAS DA ÁSIA
Na Ásia, Austrália, Japão, Coreia e China entraram em campo nesta quinta-feira. Os australianos golearam Bangladesh por 7 a 0, os japoneses meteram cinco em Myanmar, assim como os coreanos, que bateram, também por cinco, a Singapura. Já os chineses venceram a Tailândia, fora de casa, de virada, por 2 a 1.
O Japão lidera o Grupo B, a Coreia do Sul e a China ocupam as primeiras posições do Grupo C, e a Austrália lidera o Grupo I. Essa foi apenas a primeira rodada da competição asiática.
ELIMINATÓRIAS DA AMÉRICA DO SUL
Nas Eliminatórias Sul-Americanas, foram cinco jogos, incluindo o do Brasil. O primeiro aconteceu no meio da tarde, entre Bolívia e Peru. Os mandantes venceram por 2 a 0 e conquistaram a primeira vitória no torneio. Depois, às 19h, Venezuela e Equador se enfrentaram em duelo morno, que terminou sem gols. A atual campeã da Copa, a Argentina foi derrotada pelo Uruguai em plena La Bombonera e viu a Celeste encostar na tabela.
Já o Brasil até iniciou bem a partida, com cinco minutos avassaladores sobre a Colômbia. Marcou logo no início com Martinelli, mas viu os colombianos virarem na segunda etapa com dois gols de Luis Díaz. A Seleção chegou ao terceiro jogo sem vitória e amarga apenas a quinta colocação da competição.
O último jogo do dia foi entre Chile e Paraguai, em Santiago. Os visitantes jogaram com um a menos desde o primeiro tempo e conseguiram neutralizar os donos da casa até o fim. Os chilenos, já no fim do jogo, também tiveram um jogador expulso e a missão de tirar o zero do placar ainda mais difícil. Os dois somam um ponto e ficam em sétimo e oitavo lugar, respectivamente.