Tênis

Nadal vira maratona contra Navone e vai à semi em Bastad

Espanhol superou argentino Navone e encara algoz de Thiago Monteiro

Publicado em

Nadal em Bastad (Foto: Nordea Open)
— Continua depois da publicidade —

O espanhol Rafael Nadal, ex-número 1 do mundo e atual 261º, está na semifinal do ATP 250 de Bastad, na Suécia, após superar o argentino Mariano Navone, 36º, em um batalha de 3h59. Esta é a primeira semi de Nadal desde Wimbledon 2022.

Em um jogo nervoso e muito brigado, Nadal bateu Navone com placar de 6/7 ( 2-7) 7/5 7/5 tendo convertido o único ace da partida e vencido 62% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 51% de aproveitamento de Navone.

Jogando sua primeira semifinal em dois anos, Nadal encara o algoz de Thiago Monteiro, o croata Duje Ajdukovic, 130º do mundo.

Publicidade

Nadal tenta voltar à final em Bastad, onde foi campeão em 2005.

O jogo teve um início muito disputado, com pontos longos e os dois tenistas tendo dificuldades para definir os games de saque. Assim, trocaram quebras nos três primeiros games, voltaram a trocar quebras entre o 5º e 6º games e com quebra de vantagem o argentino abriu 5/3, mas sacando para a parcial foi quebrado e viu o jogo ir para o tiebreak. Nele, Navone abriu 5/0 com três mini-quebras e administrou sacando firme.

Na segunda etapa, Navone foi dominado pelo espanhol nos três primeiros games e ao sofrer duas quebras saiu perdendo de 3/0, mas devolveu a primeira quebra no 4º game tentando joga dentro de quadra e confirmou quatro games em sequência com nova quebra no 6º game e fechando o 7º vencendo de zero. O jogo seguiu parelho, com os dois tenistas vencendo pontos no game do adversário, até que Nadal trabalhou cruzando bolas de forehand e chegou à quebra no 11º game e sacou para o set.

O terceiro set teve um início muito disputado, com pontos longos e em 36 minutos apenas os quatro primeiros games, com Nadal e Navone trocando quebras entre o 2º e 3º games. O jogo seguiu disputado e Nadal precisou de cinco breakpoints para converter quebra no 5º game e seguiu sólido, empurrando Navone na linha de base, para vencer cinco games consecutivos e sacou sólido para a vitória duas vezes e foi quebrado nas duas oportunidades. O argentino buscou a reação, mas cometeu erros e voltou a ser quebrado no 11º game, após belo forehand do espanhol, que sacou pela terceira para a partida.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile