Geral

Natação: Matheus Gonche é convocado para os Jogos Mundiais Universitários

Publicado em

— Continua depois da publicidade —

Competição de natação será realizada em Chengdu, China, em agosto

O nadador olímpico Matheus Gonche foi convocado, na última semana, para a Seleção Brasileira que disputará a natação nos Jogos Mundiais Universitários em Chengdu, China, de 28 de julho a 3 de agosto.

O anúncio foi feito pela CBDU que divulgou em documento único com atletas do atletismo, basquete, badminton, judô, natação, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei e wushu.

“Fiquei muito feliz com a convocação, vai ser a primeira vez que vou participar da Universíade. A competição tem um espírito de Olimpíada Universitária, com a convivência com muitos países e é um torneio muito bonito. Estou muito feliz com essa oportunidade de poder representar o Brasil em mais essa competição”, comentou Matheus, de 24 anos. 

Publicidade

O atleta olímpico de natação em Tóquio 2020 também recebeu, na última semana, a convocação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. A competição continental será disputada entre os dias 21 e 25 de outubro. Natural de Resende, no Rio de Janeiro, o nadador garantiu a vaga devido a sua participação nos Jogos Pan-Americanos da Juventude, disputado no ano passado.

Em 2022, Gonche nadou os Jogos Sul-Americanos de 2022. No evento disputado no Paraguai, ele faturou na natação a medalha de ouro nos 100m borboleta e no revezamento 4x100m medley, além da prata nos 200m borboleta.  

Sobre Matheus Gonche

Especialista no nado borboleta, Matheus Gonche acumula grandes resultados nas categorias de base da natação. Ele é apoiado pela On Board Sports e pela Kpaloa. O atleta, natural de Resende (RJ), foi eneacampeão brasileiro (nove vezes) nos 200 metros borboleta, sua prova principal, e octacampeão (oito vezes campeão) dos 100 metros borboleta nas categorias de base da natação.

Ele estreou em seus primeiros Jogos Olímpicos na Olimpíada do Japão na manhã do dia 29 de julho, no Centro Aquático de Tóquio. Aos 22 anos, Gonche nadou as eliminatórias dos 100 metros borboleta e fez o tempo de 53s02 na quarta bateria das eliminatórias, passando os primeiros 50 metros com 24s73.

Na seletiva olímpica, realizada em abril de 2021, Gonche nadou a prova dos 100 metros borboleta em 51s94, abaixo do índice de 51s96, e conquistou a vaga. O nadador foi o único da equipe paulista de natação confirmado em provas individuais.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile