Futebol Internacional
Neymar focado é a chave do PSG para chegar a uma semifinal de Liga dos Campeões
— Continua depois da publicidade —
O jogo contra a Atalanta pelas quartas de final da Liga dos Campeões é a maior chance de Neymar fazer história européia para o PSG. Desde que foi contratado, o brasileiro sofreu com lesões que o deixaram de fora dos duelos decisivos do torneio europeu.
Desta vez, o PSG não conta com outro protagonista da equipe, Mbappé. E poderá ficar sem Verratti e Dí Maria também. Golpes duros para o time francês que irá encarar em campo neutro e jogo único a forte Atalanta de Gasperini, que marca muitos gols em suas partidas.
Todos os olhos do mundo do futebol irão se voltar para Neymar. Obviamente, o tamanho do brasileiro para a equipe é gigantesco e, com isso, a responsabilidade se iguala. Neymar tem 82 jogos com a camisa do PSG, tem 70 gols e 39 assistências pelo clube parisiense. Os números são válidos por todas as competições.
ALÉM DE NEYMAR
A ausência de Mbappé é apenas um dos problemas que o PSG tem para a disputa desta Champions. O clube perdeu o maior artilheiro de sua história, o uruguaio Edinson Cavani, que não renovou seu contrato.
No entanto, existem nomes não tão mencionados que podem ajudar a decidir o confronto. Os meio campistas do elenco do clube tem qualidade para servir os atacantes. É o caso do alemão Draxler e dos espanhóis Herrera e Sarabia, além do pilar defensivo da meiuca, o senegalês Gueye.
O PSG conta também com um grande goleiro e tricampeão da Champions pelo Real Madrid, Keylor Navas. É um nome de peso. Além do costarriquenho, os brasileiros Thiago Silva, capitão da equipe e Marquinhos são zagueiros de confiança e de muita técnica.
DESEMPENHO RECENTE NA EUROPA
Apesar de conquistar o título francês (quase) todo ano, o PSG vêm demonstrando dificuldades quando o assunto é Liga dos Campeões. Inclusive, acumula algumas eliminações traumáticas, com destaque para a temporada 2016/17, quando venceu o jogo de ida contra o Barcelona por 4 a 0 no Parc des Princes e na volta perdeu de 6 a 1 e foi eliminado do certame europeu. Jogo inclusive tido como a grande atuação da carreira de Neymar, então no Barcelona.
Mais recentemente, na temporada passada, venceu a ida das oitavas de final o Manchester United no Old Trafford por 2 a 0. Com a faca e o queijo na mão, jogando a volta dentro de casa, o PSG perdeu para o clube inglês por 3 a 1 e deixou escapar pelos dedos mais uma chance de ir longe na Champions.
A chance de ir às semifinais pela primeira vez em muito tempo apareceu nesta temporada. Contudo, não será nem um pouco fácil. Como dito antes, dependendo bastante do brilhantismo de Neymar e um fortíssimo adversário pela frente, o PSG terá que batalhar para finalmente conseguir ir longe nesta edição da Champions e segue em busca de um título inédito da maior competição de clubes do planeta.