Futebol americano

NFL anuncia Maia Chaka como primeira árbitra negra da liga

Publicado em

Foto: Richard Ulreich/Imago Images
— Continua depois da publicidade —

A sexta-feira, 5, foi histórica para a NFL. A liga de futebol americano dos Estados Unidos anunciou que Maia Chaka será a nova árbitra da competição. Com isso, a profissional se torna a segunda mulher no cargo e a primeira negra, um ato considerado memorável para as mulheres e a entidade.

— Estou honrada por ser selecionado como árbitra da NFL. Mas este momento é maior do que uma realização pessoal. É uma conquista para todas as mulheres, minha comunidade e minha cultura – afirmou Maia Chaka.

Maia Chaka começou a carreira profissional como professora de educação física em uma escola pública em Virginia Beach. Desde 2014, Chaka entrou no Programa de Desenvolvimento de Árbitros da NFL para ser acompanhada de perto pela liga em busca de uma oportunidade para apitar a competição. Com isso, trabalhos esporádicos nas Conferências PAC-12 e USA foram recorrentes na trajetória de árbitra.

Publicidade

— Os anos de trabalho árduo, dedicação e perseverança de Maia, inclusive como membro do Programa de Desenvolvimento de Árbitros da NFL, lhe renderem uma posição como árbitra da NFL. No mês da mulher, Maia torna-se a primeira árbitra negra e nos inspira a normalizar as mulheres no campo de futebol – afirmou Troy Vincent, vice-presidente executivo de operações da NFL.

Recentemente, a NFL havia feito história ao escalar Sarah Thomas para ser uma das árbitras do Super Bowl 55, disputado entre Kansas City Chiefs e Tampa Bay Buccaneers, vencido pela franquia da Flórida. Thomas foi a primeira mulher a estar na grande decisão da liga.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile