Copa América

No sufoco, Brasil vence o Chile com um jogador a menos e está classificado para a semifinal da Copa América

Publicado em

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
— Continua depois da publicidade —

Com um pouco de drama e emoção, o Brasil conseguiu segurar o Chile e venceu por 1 a 0, se classificando para a semifinal da Copa América. Lucas Paquetá entrou no segundo tempo e marcou o gol da suada vitória, que foi dificultada por conta de uma expulsão infantil de Gabriel Jesus, que levou o cartão vermelho logo após o Brasil abrir o placar. O próximo adversário da Seleção Brasileira é o Peru, rival que foi goleado na primeira fase por 4 a 0. O confronto acontece na segunda-feira, no Nilton Santos.

Primeiro tempo movimentado

O Brasil, como favorito no confronto, buscou o protagonismo do jogo e teve mais a bola desde o apito inicial. No entanto, não criou tantas chances claras de abrir o marcador. Richarlison, Neymar e Gabriel Jesus buscaram o jogo e chegaram a assustar porém sem muito perigo. Por sua vez, o Chile não ficou apenas na retranca e conseguiu encaixar bons contra-ataques que assustaram a defesa brasileira. Tanto que a primeira finalização foi chilena, em chute de fora da área de Vega. Na sequência, Vargas tentou por cobertura e errou por pouco. Quem ficou devendo foi Roberto Firmino, que acabou dando lugar para o personagem da partida.

Etapa final eletrizante

Lucas Paquetá foi o escolhido de Tite para mudar o jogo e conseguiu isso no primeiro minuto de jogo. O meia abriu o placar após tabelar com Neymar, usando a técnica, mas também a raça para furar a zaga chilena e conseguir vencer o goleiro Claudio Bravo. O gol indicava que o Brasil conquistaria a classificação de forma tranquila, porém não contava com a lambança de Gabriel Jesus. Aos 3 minutos, o atacante deu uma voadora no adversário e foi expulso direto pelo árbitro argentino Patricio Loustou.

Publicidade

Com um jogador a mais, o Chile partiu para cima do Brasil e pressionou bastante pelo empate. Até chegou a marcar, mas Vargas estava em impedimento após cobrança de falta. Pelo lado brasileiro, sobrou espaço e Neymar aproveitou com boas arrancadas, porém o camisa 10 foi contido pela marcação, apesar de conseguir levar a melhor sobre alguns marcadores. Na reta final, o Chile assumiu o risco e abriu inteiramente o time, mas sem conseguir chances claras para finalizar. O sistema defensivo é o ponto forte da equipe do Tite, que sofreu apenas dois gols nesta Copa América. Apoiado nessa consistência, o Brasil está na semifinal.

FICHA TÉCNICA

Brasil 1 x 0 Chile
Local: Estádio Nilton Santos – Rio de Janeiro
Data: 2 de julho de 2021
Horário: 21h
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Cartões amarelos: Sierralta, Palacios e Vidal (Chi); Ederson (Bra) Cartão Vermelho: Gabriel Jesus (Bra).
Gols: Peña (16′ 1ºT), Borja (7′ 2ºT) e Mina, contra (19′ 2º T)

Brasil: Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi (Éder Militão); Casemiro e Fred; Gabriel Jesus, Neymar, Roberto Firmino (Lucas Paquetá) e Richarlison (Éverton Cebolinha). Técnico: Tite.

Chile: Claudio Bravo; Medel, Sierralta e Vegas (Palacios); Isla, Pulgar, Vidal, Aránguiz (Valencia) e Mena; Alexis Sánchez (Brereton) e Vargas. Técnico: Martín Lasarte.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile