Geral
Nos 400m medley feminino, a medalha de ouro ficou no Japão
— Continua depois da publicidade —
O final do 5º dia de competições das Olimpíadas de Tóquio 2020, além de todas as outras modalidades, também marcou várias decisões na natação. Entre elas, tivemos a prova dos 400 metors medley feminino, que foi vencido por Yui Ohashi, do Japão.
+ Tudo dos jogos Olímpicos de Tóquio 2020, aqui no Esporte News Mundo!
Primeira metade da prova
Na modalidade medley, as atletas devem executar 4 tipos de nado diferentes, cada um por 100 metros. No final dos primeiros 100 metros, com o nado borboleta, a americana Hali Flickinger liderava a prova, com 0,35 de vantagem para Katinka Hosszú, húngara medalhista de ouro na modalidade nas Olimpíadas do Rio 2016, e 0,49 para a japonesa. Já com o nado de costas, Hali Flickinger fechou os 200 metros na liderança, estando 0,45 segundos à frente de Yui Ohashi, que já era a segunda colocada.
200m finais
Já na segunda metade da prova, Flickinger perdeu sua vantagem e foi ultrapassada pela japonesa. No nado peito, logo nos primeiros 50 metros, Ohashi já colocou 1,50 segundos de vantagem sobre a concorrente americana. Sim, em apenas 50 metros, a japonesa não só tirou a vantagem de 0,45 segundos para Hali, mas como construiu para si uma vantagem de 1 segundo e meio.
Ela então segurou a vantagem, e na virada para os últimos 50 metros, estava Yui, 2,06 segundos à frente de Emma Weyant, outra norte-americana, que havia assumido a vice-liderança da prova. A húngara Katinha manteve-se competitiva, indo para a última volta na piscina em 3º lugar.
No final, Yui Ohashi conseguiu representar seu país, e trouxe o ouro para a casa. Não houveram recordes, mas houve um fato inédito: o Japão nunca havia ganhado o ouro nessa modalidade. E que lugar melhor para uma estreia no lugar mais alto do pódio, do que a própria casa, não?
Esse e outros resultados das Olimpíadas você pode acompanhar através da cobertura do Esporte News Mundo.