Fortaleza
Nos últimos dez jogos, Fortaleza marcou sete gols e perdeu posto de ‘Melhor Ataque do Brasil’
— Continua depois da publicidade —
Por grande parte da temporada, o Fortaleza sustentava um título simbólico, mas que mostrava a força do elenco e do trabalho do argentino Juan Pablo Vojvoda. O “Melhor Ataque do Brasil”, que nada mais é do que o time que mais marca gols no país, era da equipe cearense. Em certo período, a vantagem era grande, até mesmo pela quantidade alta de jogos do clube em 2023.
Porém, nas últimas dez partidas, o número de vezes que os jogadores do Fortaleza balançaram as redes diminuiu. Foram sete gols em seis jogos do Campeonato Brasileiro, dois da Copa do Brasil e dois da CONMEBOL Sul-Americana. Entre os confrontos, o time cearense jogou contra São Paulo, Palmeiras (2x), Grêmio, Botafogo, América-MG, Vasco, Bahia, San Lorenzo e Estudiantes de Mérida.
Em comparação com outro período decisivo do Fortaleza na temporada, entre as retas finais de Cearense, Copa do Nordeste e início de Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana, o Leão foi às redes em 31 oportunidades em dez jogos. Mas contra alguns adversários de divisões inferiores.
A força desse ataque levou o time cearense ao topo do ranking de “melhores ataques” do Brasil. Mas a sequência negativa de apenas sete gols em dez jogos deu a chance para um outro Leão ultrapassar o Fortaleza nesta mesma sequência.
SPORT RECIFE
A equipe pernambucana não é nenhuma surpresa estar no topo dessa lista. Além do título do Campeonato Pernambucano, numa campanha relativamente sem desespero, o Leão da Ilha chegou na final da Copa do Nordeste, caindo para o Ceará nos pênaltis. E foi o único da Série B a estar nas oitavas de final da Copa do Brasil, sendo eliminado nas penalidade pelo São Paulo.
Até a data desta reportagem, o Sport Recife anotou 90 gols em 43 jogos disputados em 2023. Mas essa realidade era diferente dez jogos atrás. Enquanto o Fortaleza tinha 76 gols marcados, os pernambucanos haviam marcado 71.
O Sport marcou 19 gols nos últimos dez jogos, ultrapassando o Fortaleza, que balançou as redes apenas sete vezes e chegou na marca de 83 no ano. Essa última sequência foi fundamental para que o Sport pudesse assumir o posto, fazendo 12 a mais que o ex-líder.
SEQUÊNCIA MAIS DIFÍCIL
Uma das justificativas que pode ter levado o Fortaleza a um número menor de gols é a sequência de resultados ruins. O clube está na 11ª colocação do Brasileirão, com três vitórias, cinco empates e três derrotas. Nessa sequência de dez jogos, foram quatro derrotas (Estudiantes de Mérida, América-MG, Palmeiras e Botafogo), três empates (Bahia, Grêmio e São Paulo) e três vitórias (Palmeiras, Vasco e San Lorenzo).
Contudo, é nítido como os jogos que o Fortaleza enfrenta nesta fase atual da temporada é muito mais difícil do que aquela quando marcou 31 gols em dez jogos. À título de curiosidade, Botafogo e Palmeiras são os líderes do Brasileirão; Grêmio, São Paulo e América-MG estão crescendo em 2023.
A sequência ficou mais difícil, mas o tempo de descanso permanece curto. Em maio, foram nove partidas disputadas, com direito a três viagens à Região Sudeste e uma à Região Sul. Para junho, a expectativa é melhor, graças à Data FIFA deste fim de semana: seis partidas neste mês, sendo que já foram disputadas três.