Futebol Internacional

Nova identidade: Federação Italiana de Futebol atualiza escudo da seleção

Publicado em

Claudio Villa/Getty Images
— Continua depois da publicidade —

O primeiro dia útil de 2023 já trouxe uma novidade na Itália. Nesta segunda-feira (2), a Federação Italiana de Futebol (FIGC), divulgou a nova identidade do órgão, responsável pelas seleções de futebol masculina e feminina, tanto no nível profissional como nas categorias de base. Mas não apenas a logomarca. Além da nova roupagem da entidade, o escudo a ser usado nos uniformes das seleções, além de uma composição musical que vai de acordo com a ideia do design do novo emblema.

A mudança no escudo (chamado de rebranding pelas agências de marketing, publicidade e propaganda) teve o propósito de haver combinação entre a parte institucional e a parte esportiva, representada pelos atletas e pelas competições disputadas. Nos últimos dias, os perfis da FIGC nas redes sociais mostraram algumas sensações traduzidas em momentos históricos nas equipes masculina e feminina. O desejo, a confiança, o espanto e a alegria foram os sentimentos que rememoram as principais conquistas da Squadra Azzurra. A música da seleção italiana é intitulada “Azzurri”, composta e produzida por Enrico Giaretta e Maurizio D’Aniello, com o conceito de “o som de uma nação batendo como um”, de caráter bastante emocional, cantada pela soprano Susanna Rigacci.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok

Publicidade

O presidente da FIGC, Gabriele Gravina, afirmou que tais mudanças e adaptações à modernidade são sinais de que todo o órgão está pronto para o futuro, com mais simbolismo e sentimento aos atletas que vestirem a camisa da seleção, além de todo o povo italiano.

“Estamos prontos para o futuro. Apresentamos a nova imagem da Azzurra. Com o novo escudo e com uma identidade sonora específica, criada pela primeira vez na história, estamos entrando em uma nova dimensão, mas sempre com o desejo e o orgulho de gerar emoções extraordinárias em todos os torcedores. Essas mesmas emoções que ajudaram a criar o novo emblema que vai se destacar nas camisas, inovando uma gloriosa tradição, e que inspiram um novo logo sono e a música ‘Azzurri’”.

As novidades serão vistas nos próximos uniformes. A Itália irá divulgar as novas vestes nos próximos dias após a mudança no fornecedor do material esportivo. Dentro das quatro linhas, a próxima meta da Squadra Azzurra é garantir vaga na Euro 2024, a ser disputada dentro de um ano e meio, para manter a hegemonia no continente. A seleção está no Grupo C, ao lado da Inglaterra, da Ucrânia, da Macedônia do Norte e de Malta. O primeiro jogo será diante dos ingleses, em reedição da última final do torneio, às 16h45 do dia 23 de março, no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles/ITA.

Veja todos os escudos usados pela Seleção da Itália ao longo dos anos

Primeiro escudo da Itália, com elementos do período fascista (Divulgação/FIGC)
Segundo escudo da Squadra Azzurra, divulgado em 1952 sem elementos fascistas (Divulgação/FIGC)
Terceiro escudo da Seleção Italiana, atualizado em 1974 (Divulgação/FIGC)
Quarto escudo da Itália, usado para a disputa da Copa do Mundo de 1982, e atualizado em 1984 após a conquista do tricampeonato mundial (Divulgação/FIGC)
Quinto escudo da Azzurra, adotado em 1992 (Divulgação/FIGC)
Sexto escudo italiano, usado a partir de 2000 (Divulgação/FIGC)
Sétimo escudo da Itália, atualizado para a disputa da Copa do Mundo 2006 (Divulgação/FIGC)
Oitavo escudo da seleção italiana, atualizado em 2007 com a conquista do tetracampeonato mundial (Divulgação/FIGC)
Nono escudo, usado a partir de 2017 (Divulgação/FIGC)
Novos escudos da Itália: o da esquerda foi adotado em 2021 e usado administrativamente, o da direita será usado nos uniformes a partir deste mês (Divulgação/FIGC)
Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile