Copa do Mundo Feminina - Austrália & Nova Zelândia 2023

Nova Zelândia vence a favorita Noruega em estreia e encerra jejum em Mundiais

Dominante, Nova Zelândia vence a Noruega por 1 a 0, na estreia da Copa do Mundo Feminina, no Eden Park

Publicado em

Foto: MARTY MELVILLE/AFP via Getty Images
— Continua depois da publicidade —

Pela primeira vez, a Nova Zelândia venceu um jogo de Copa do Mundo Feminina. E não foi qualquer seleção: a favorita Noruega. Na estreia da competição, as neozelandesas venceram as europeias por 1 a 0, no Eden Park, pela primeira rodada do Grupo A. A artilheira Wilkinson fez o único gol da partida logo no início da segunda etapa. As donas da casa foram superiores na maior parte do tempo e controlaram a partida, enquanto as campeãs mundiais tiveram dificuldades para implementar o jogo.

Com este resultado, a Nova Zelândia assume a liderança do grupo, com três pontos, e fica de olho no confronto entre Filipinas e Suíça na sexta-feira. A Noruega amarga também sua atuação e fica em último lugar.

Domínio da Nova Zelândia

As donas da casa também dominaram a etapa inicial. Apesar do favoritismo das norueguesas, foram as anfitriãs que tiveram maior volume ofensivo no primeiro tempo, apostando em cruzamentos e lançamentos em profundidade. Além disso, se comportou bem taticamente e variou o posicionamento de suas jogadoras. A Noruega também teve chances de marcar, mas esbarrou em boa marcação adversária.

Publicidade

É da artilheira!

Wilkinson já tinha recebido chances durante todo o primeiro tempo, mas na segunda etapa não perdoou. O primeiro gol da Copa foi das anfitriãs! A Nova Zelândia desceu pela direita, após saída de bola longa. Jacqui Hand escapou em velocidade e cruzou bem para artilheira, que chegou livre entre as zagueiras e batendo de primeira, para o fundo do gol!

Foto: Phil Walter/Getty Images

Favoritas apáticas

As norueguesas entraram como favoritas em campo, mas tiveram um jogo com baixa rotação e poucas chances de balançar a rede. A melhor chance foi acontecer aos 35 minutos do segundo tempo, com Tuva Hansen após belo pivo de Ada Hegerberg. As nórdicas ainda viram Percival perder um pênalti nos acréscimos. No fim, aumentaram a intensidade, porém não tiveram sucesso.

+ Leia as notícias da Copa do Mundo Feminina

Sistema de som VAR

A árbitra Yoshimi Yamashita anunciou no sistema de som, para todo o estádio: após revisão, o pênalti está confirmado. O novo modelo foi testado no Mundial de Clubes neste ano e está sendo implementado na Copa do Mundo Feminina.

Agenda

Agora, as duas seleções voltam a entrar em campo na terça-feira. A Nova Zelândia encara as Filipinas, às 2h30, no Wellington Regional. Do outro lado, a Noruega enfrenta a Suíça, às 5h, no Waikato.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile