Z - Agência ENM 2
Números do Mundial da Juventude de Vela 2023
A disputa já revelou nomes como Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze.
— Continua depois da publicidade —
O Mundial da Juventude de 2023 será realizado de 9 a 15 de dezembro em Búzios (RJ) com atletas de 62 nações.
Todos os continentes são representados.
A disputa já revelou nomes como Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze.
O maior nome atualmente é Max Maeder de Singapura, de apenas 17 anos.
Ele tem em seu currículo um título mundial da classe, além de três Europeus e duas vezes do Mundial da Juventude.
A abertura oficial será o desfile das nações neste sábado (9), às 18h, nas ruas da cidade do litoral fluminense, com sua conclusão na praça Santos Dumont.
O evento chancelado pela World Sailing – Federação Internacional de Vela e organizado no Brasil pela CBVela – Confederação Brasileira de Vela conta com velejadores de até 19 anos espalhados em classes que se assemelham em tamanho e estilo às olímpicas.
“O Mundial da Juventude é o maior e melhor evento evento jovem do mundo. É importantíssimo para o atleta que faz a sua carreira visando profissionalismo, Jogos Olímpicos, America’s Cup, entre outras competições”.
”Daqui saem os melhores do mundo. É uma espécie de Mini-Olimpíada. Temos 62 países e esperamos uma grande competição”, comenta Walter Boddener, gerente de competições da CBVela.
Todos os barcos são fornecidos pela competição, com exceção dos equipamentos do Kite e IQFoil.
Serão realizadas mais 140 regatas no período de competição nas três raias montadas de Manguinhos, Feia é Branca.
Os percursos serão de barla-sota – entre bóias formando um oito, e em forma trapézio, obrigando os velejadores a testarem suas habilidades em ventos de popa e contrários.
Assim como na edição de 2022, realizada em Haia, na Holanda, o Mundial da Juventude terá o Troféu das Nações, com o somatório dos resultados de todos os países. A última campeã foi a Espanha.
Itália, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Espanha enviaram 14 representantes para Búzios (RJ). Brasil, Turquia e Argentina contam com 13 velejadores cada. O atleta mais novo é o húngaro Samson Litkey, de apenas 12 anos.
As sedes do Mundial da Juventude serão o Iate Clube de Búzios e o Búzios Vela Clube.
O Mundial da Juventude reúne 21 oficiais de regatas internacionais e 45 brasileiros, todos liderados pelo catarinense Ricardo Navarro, o mesmo que coordena as provas olímpicas Paris 2024, pan-americanas de Santiago 2023 e da Copa do Mundo de Vela SSL Gold Cup.
A Energisa é a patrocinadora oficial da Equipe Brasileira de Vela Jovem na disputa do Mundial da Juventude de Búzios 2023 por meio da Secretaria de Esporte e Lazer – Governo do Estado do Rio de Janeiro.
A marca francesa de dermocosméticos Avène é patrocinadora da CBVela – Confederação Brasileira de Vela. O acordo passa a valer a partir do mês de dezembro de 2023 e terá duração de 13 meses.
”Nos investimentos da CBVela, a Vela Jovem é uma realidade e estamos trabalhando há mais de cinco anos para formar uma equipe técnica, com camping de treinamentos e todas as condições para a evolução da nova geração”.
”Tudo isso culminando com esse Mundial da Juventude aqui no Brasil, né? É um esforço enorme”, explicou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
Equipe Brasileira de Vela Jovem
420 Open: Lucas Freitas e Victoria Back
420 feminino: Joana Gonçalves e Gabriela Vassel
29er masculino: Guilherme Menezes e Fernando Menezes
29er feminino: Clara Meyer Cardoso e Lívia Valduga Nogueira
Nacra 15: Alex Kuhl e Alexia Buuck
ILCA 6 masculino: Felipe Fraquelli
ILCA 6 feminino: Valentina Roma
Kitesurf masculino: Lucas Fonseca
iQFoil feminino: Sofia Rocha
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.