Copa do Mundo - Qatar 2022

O que mudou? Relembre como foi a última participação do Equador na Copa do Mundo

Publicado em

Foto: divulgação
— Continua depois da publicidade —

O Equador está de volta a Copa do Mundo e fará o jogo de abertura da edição de 2022. Os equatorianos enfrentarão os donos da casa, Catar, no dia 20 de novembro, às 13h (horário de Brasília), naquele que será o jogo de abertura da competição. Esta será apenas a quarta participação dos sul-americanos em uma Copa do Mundo, sendo todas no século XXI.

+Mané está fora da Copa do Mundo após não se recuperar de lesão

A última participação do Equador neste campeonato aconteceu em 2014. Naquela ocasião, seu grupo foi formado por França, Suíça e Honduras. Ao final da fase de grupos, o Equador terminou na 3ª posição, somando quatro pontos com um empate, uma vitória e uma derrota; os franceses e suíços foram os classificados.

Publicidade

Apesar de não ter avançado em 2014, o Equador já atingiu as oitavas de final de uma Copa uma única vez. Em 2006, os equatorianos caíram no grupo da anfitriã, Alemanha, além de Costa Rica e Polônia. Embora tenham perdido para os alemães, as duas vitórias sobre os outros adversários foram o suficiente para avançar de fase na segunda colocação. Nas oitavas de final enfrentaram a Inglaterra e foram eliminados após a derrota por 1 a 0.

Além de 2006 e 2014, o Equador esteve presente em 2002, sua primeira Copa. No entanto, sua participação foi singela num grupo que continha Itália, México e Croácia. A última colocação no grupo, tendo vencido apenas os croatas, não foi o suficiente para avançar de fase.

Agora, em 2022, o Equador chega com um status diferente após ter mostrado bom desempenho nas Eliminatórias Sul-americanas. O 4º lugar na qualificatória garantiu uma classificação direta para os equatorianos. Neste ano, seus adversários de grupo serão: Catar, Senegal e Holanda.

Apesar dos europeus saírem na frente pelo maior repertório técnico, cabe ao Equador sonhar com uma segunda vaga nas oitavas de final. Na teoria, seu principal adversário para a disputa será a equipe africana de Senegal, que acaba de perder seu principal jogador por lesão, Sadio Mané.

Portanto, a estreia da Copa diante do Catar é de extrema importância caso os equatorianos almejem alcançar ou ultrapassar seu melhor feito em Copas do Mundo. A quarta participação do Equador em Copas incia-se no próximo domingo (20), às 13h, diante do Catar no Al Bayt Stadium.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile