Fluminense
O que significa “Conquistar Jericó”, frase em alta na torcida do Fluminense
A cada partida que o Fluminense joga na Libertadores, torcedores do clube falam sobre voltas sobre a muralha para conquistar Jericó
— Continua depois da publicidade —
Futebol e religião estão muito bem relacionados, já que uma grande maioria dos atletas brasileiros são muito ligados no que creem. Isso agora está sendo prática comum também entre torcedores do Fluminense, que a cada partida de Libertadores resgatam uma fala de Felipe Melo a respeito de voltas sobre a muralha para conquistar Jericó. Mas o que seria isso? O Esporte News Mundo te explica.
Tudo começou na final da própria Libertadores de 2021, entre Palmeiras e Flamengo, onde a preleção de Felipe Melo, na época jogador do Alviverde, foi gravada e viralizou. Nele, o atual camisa 30 do Tricolor fala sobre como Deus o trouxe uma palavra, na Bíblia, de Josué.
“Está todo mundo falando de fé. E hoje Deus me deu uma palavra que eu estou relutando para falar para vocês, mas eu tenho que falar. Deus me trouxe uma palavra, na Bíblia, de Josué. Josué foi um líder, que Deus levantou para conquistar Jericó. Jericó tinha muralhas altíssimas, era impossível conquistar”
“E sabe o que Deus falou para Josué? Chega lá e dá seis voltas, na sétima volta, brada, dá um brado de vitória. Nós jogamos seis jogos, das oitavas para cá são seis jogos. E hoje, na sétima volta, nós vamos conquistar a nossa Jericó. É por todos nós, pela nossa família, nossos filhos, nossos amados. Vamos conquistar nossa Jericó”, completou.
Tal discurso de Felipe Melo acaba fazendo sentido com o contexto da Libertadores para o Fluminense, já que, como dito, Josué deu seis voltas sobre as muralhas e na sétima volta ele ordenou que os sacerdotes tocassem as trombetas e que o povo bradasse em alta voz. Foi assim que aquela multidão presenciou mais um milagre de Deus e deu mais um passo em direção à terra prometida.
As seis voltas do Fluminense são entre as oitavas e semifinais, com os dois jogos de cada fase. A sétima e última será na grande final, onde a conquista de Jericó é a taça da Copa Libertadores. O maior sonho de todos os torcedores tricolores.
Fora dos campos, Felipe Melo é uma pessoa extremamente devota ao que acredita, compartilhando diariamente suas palavras via rede social. Tal feito inspirou torcedores a se reconectarem com suas religiões.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Agora, Felipe Melo e Fluminense partem para a quinta e sexta volta em busca de conquistar a sua Jericó, onde enfrentam o Internacional nos dias 27, no Maracanã, e 4, no Beira-Rio, pelas semifinais da Libertadores. Antes disso, ambos viram sua chave para o Brasileirão, onde encaram o Fortaleza neste domingo, às 16, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.