Automobilismo
O que Verstappen precisa para ser campeão no GP de Singapura
— Continua depois da publicidade —
Na reta final da temporada 2022 da Fórmula 1 e o bicampeonato de Max Verstappen pode acontecer neste final de semana, no GP de Singapura. O holandês lidera o campeonato mundial com 335 pontos e pode garantir o título no circuito de Marina Bay, senão a festa do título pode se estender mais uma semana, no dia 9 de outubro, no GP do Japão.
Se o azar for muito grande, o rendimento do piloto da Red Bull cair ou os rivais surpreenderem, a decisão poderia ser adiada no GP dos Estados Unidos, no dia 23 de outubro. Claro, o “Dia D” vai depender muito da combinações de resultados nas próximas etapas.
Charles Leclerc é o více-líder e tem 116 pontos de vantagem para Verstappen, ao todo 165 pontos em jogo. Para adiar o título do piloto da RBR ele não poderia ganhar ou Leclerc terminando a corrida acima da oitava posição. A diferença não poderia aumentar mais que 22 pontos.
Então, Max teria somar 139 pontos de vantagem, o que seria a mesma quantia que ainda irá faltar nas cinco etapas finais.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Pela primeira vez que Singapura pode sediar a conquista de campeonato. Nos últimos anos, as pistas que os pilotos conquistaram os triunfos foram: Abu Dhabi, Brasil (Interlagos), México, Estados Unidos (Austin) e Japão.
Possibilidades do Bicampeonato de Verstappen em Singapura:
- Vitória com volta mais rápida: Leclerc terminando em 8º ou abaixo; e Pérez terminando em 4º ou abaixo
- Vitória sem volta mais rápida: Leclerc terminando em 9º ou abaixo; e Pérez terminando em 4º ou abaixo em volta rápida
Se o Bicampeonato adiar para o Japão:
Se a disputa do título ficar para a casa da Honda, fornecedora dos motores da equipe austríaca, o holandês pode não ser obrigado a vencer em território japonês, dependendo dos resultados em Marina Bay. Max só precisa manter a vantagem de 112 pontos ou mais para Leclerc e Pérez, sendo que só serão disputados essa pontuação até o fim da temporada.
Em caso de empate, o critério de desempate seria o número de vitórias e isso favorecia o piloto da Red Bull. Max tem ao todo 11 vitórias na temporada, contra três de Charles e uma de Sérgio.
Um piloto pode ser campeão com uma das maiores antecedências:
Max Verstappen além da possibilidade de conquistar o bicampeonato neste final de semana, o piloto pode também entrar na galeria de recordes. O holandês, caso seja campeão, será um dos maiores números de corridas a restar na temporada. Ele pode superar Nigel Mansell que foi campeão em 1992 faltando cinco etapas para acabar o calendário da F1.
Caso não conquiste o título em Singapura, Max pode superar a marca de Sebastian Vettel com quatro corridas (2011) ou igualar Lewis Hamilton (2020) restando três etapas.
A Fórmula 1 volta neste final de semana com o GP de Singapura. A etapa no circuito de Marina Bay pode decretar o bicampeonato de Max Verstappen de forma antecipada. E você acompanha todas as emoções em nossa cobertura completa em nosso site. Lembrando que restam apenas seis provas para o fim da temporada 2022.