Vasco

O Vasco subiu! Confira os principais números e destaques da campanha do acesso

Publicado em

Foto: Matheus Lima/Vasco
— Continua depois da publicidade —

O Vasco garantiu seu retorno à elite do futebol brasileiro na noite do último domingo, ao vencer o Ituano, em Itu, por 1 a 0. Depois de um primeiro turno com ótimo aproveitamento e poucas derrotas, o Cruz-Maltino viveu muitas oscilações na metade final da Série B, que quase comprometeram o objetivo. Mesmo assim, o clube fez valer a força da sua torcida e buscou viradas improváveis nas últimas rodadas para confirmar o acesso. Confira abaixo os principais números da equipe na competição.

Durante toda a campanha, o Vasco realizou 38 jogos, com 17 vitórias, 11 empates e 10 derrotas (um aproveitamento de 54,3%). O time marcou 48 gols e sofreu 36. Diferentemente de 2021, onde o time sequer frequentou o G4, dessa vez, o Cruz-Maltino esteve por lá desde a sétima rodada e não saiu mais.

+Neto comemora acesso do Vasco e provoca rival: ‘Muito maior que o Flamengo’

Publicidade

Um fato que não mudou do ano passado para cá foi a troca de técnicos. Se em 2021 foram quatro treinadores no total (Marcelo Cabo, Lisca, Fernando Diniz e Fábio Cortez), em 2022 também. Zé Ricardo, Emílio Faro, Maurício Souza e Jorginho dividiram o comando da equipe nesta Série B.

Em meio a tantas trocas no comando, diversas trocas no time titular também foram feitas pelos comandantes. No entanto, o capitão Anderson Conceição foi o jogador que mais se manteve no time titular, independente do técnico. O zagueiro atuou em 36 jogos (todos como titular), seguido por Edimar (36 jogos e 31 como titular) e Figueiredo (36 jogos e 24 como titular).

A frequente presença do garoto Figueiredo no time titular é apenas um reflexo de como a Base Forte foi presente e importante na campanha de acesso do Vasco. Após uma safra sem muito sucesso no clube com jogadores como Ricardo Graça (Júbilo Iwata), Andrey (Coritiba), Lucão (Bragantino), Bruno Gomes (Inter), Caio Lopes (Leganés), Tiago Reis (Botafogo-SP) e MT (Santa Clara), a base voltou a ser um dos destaques do Cruz-Maltino.

Além de Figueiredo, outros dois terminaram a temporada com status de titular, e Andrey Santos como um dos principais destaques do time e de toda a Série B. No total, a base do Vasco marcou 40% dos gols do clube nesta edição (18 dos 48), liderados por Andrey, que foi o vice-artilheiro da equipe com oito gols. Figueiredo marcou quatro vezes, Eguinaldo três, Marlon Gomes duas e Gabriel Pec uma. Vale lembrar que no início do ano apenas um desses garotos (Pec) estava integrado no time principal. Alguns deles, como Andrey, Marlon e Figueiredo, disputaram, inclusive, a Copinha em janeiro.

Se Andrey Santos foi o segundo que mais marcou pelo clube nesta Série B, é porque o centroavante Raniel, apesar de criticado, foi o artilheiro da equipe com dez gols. O camisa 10, Nenê, marcou sete vezes, sendo um deles o gol do acesso. Além dos sete gols, o veterano anotou também sete assistências e foi o líder do Vasco no quesito, seguido por Figueiredo com quatro.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile