Mais Esportes

Olimpíadas de Inverno: brasileiro de 19 anos completa prova de 15km do esqui cross-country e finlandês leva o ouro

Publicado em

Foto: Comitê Olímpico do Brasil
— Continua depois da publicidade —

Na madrugada desta sexta-feira (11), Manex Silva representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022, na prova individual masculina de 15km do estilo clássico do esqui cross-country. O atleta de apenas 19 anos ficou em 90° lugar e completou o percurso em 50 minutos. Campeão da modalidade em PyeongChang 2018, o finlandês Ivan Niskanen chegou em primeiro em todas as parciais e conquistou a medalha de ouro. O russo Alexander Bolshunov terminou em segundo e faturou a prata, enquanto J.H. Klaebo, considerado um dos maiores esquiadores da história do esporte, levou o bronze para a Noruega.

+ Confira os representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022

A prova

Publicidade

Disputada por 99 competidores no Centro Nacional de Esqui Cross-country, em Zhangjiakou, a prova de 15km do estilo clássico é uma das mais tradicionais das Olimpíadas de Inverno. Entre descidas e escaladas, os atletas percorrem duas voltas de 7,5km e vence quem terminar o percurso em menos tempo. Ivan Niskanen conseguiu um tempo de 37 minutos e 54 segundos e não teve a liderança ameaçada em nenhuma parcial. Prata, Bolshunov finalizou em 38 minutos e 18 segundos, enquanto Klaebo se recuperou de um início decepcionante e completou com cinco segundos a mais. Quatro esquiadores não conseguiram cruzar a linha de chegada.

– Na verdade eu fiquei bem longe da expectativa, foi uma prova muito dura. Esse ano não estou conseguindo fazer boas provas de distance (Ionga distância), essa pista é muito dura e a modalidade clássica é a que eu menos gosto. Eu tentei ir mais devagar pra não acontecer como no esquiatlo e morrer, mas mesmo assim a pista é muito dura, com muitas subidas – analisou Manex Silva, em entrevista após a corrida.

Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.

A prova foi a terceira das quatro individuais do esqui cross-country, e Manex é o único brasileiro na história a conquistar o direito de disputar todas. Estreante na competição, ele é filho de um espanhol com uma acreana e, apesar da pouca idade, já fez história nas Olimpíadas de Inverno. No sprint estilo livre, foi o melhor sul-americano e bateu o recorde de pontos do Brasil na modalidade nos Jogos Olímpicos, mas não conseguiu completar os 30km do esquiatlo. Após a disputa desta sexta, ele disse que está feliz com a participação, mas que ainda pretende crescer muito mais.

– Tem duas partes de mim que falam coisas contrárias. Uma é que eu estou muito feliz de estar aqui, e a outra é que ainda falta muito trabalho pra conseguir melhorar e ficar perto dos melhores. Então eu estou feliz, mas não satisfeito com minha participação. Tenho objetivos grandes e acredito que sou capaz de atingi-los. É só o começo.

Brasil nos Jogos

O Brasil vai disputar, pela primeira vez na história, o Sprint por Equipes, na próxima quarta-feira (16), a partir das 6h (de Brasília). Jaqueline Mourão e Eduarda Ribeira vão representar o país. Manex Silva encerra a participação canarinho na prova de 50km de largada em massa do esqui cross-country, no sábado, 19 de fevereiro, penúltimo dia de competição das Olimpíadas de Inverno. 

– Agora eu tenho 7 dias pra descansar e treinar um pouco, e dia 19 a gente tem os 50km. A meta é participar, como é uma prova muito longa e muito dura, vou tentar aproveitar o máximo possível.

Neste sábado (12), às 8h20 (de Brasília), Nicole Silveira faz a terceira descida no skeleton, em busca de um lugar na final. Ela é a principal esperança de um resultado expressivo para o Brasil. Esta é a nona participação do país nas Olimpíadas de Inverno. A primeira foi em Albertville 1992 e, até esta edição, 35 brasileiros competiram nos Jogos. Em Pequim 2022, a delegação canarinho conta com 11 atletas, dois a mais que em PyeongChang 2018, mas dois a menos do que em Sochi 2014. .

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile