Opinião

Opinião: Apesar do vice, Copa do Mundo de Mbappé vislumbra futuro histórico

Publicado em

Photo by Julian Finney/Getty Images
— Continua depois da publicidade —

Mesmo com a derrota na final da Copa do Mundo, Kylian Mbappé, com recém completados 24 anos, mostrou sua maturidade dentro dos gramados, exibiu regularidade na competição, chamou a responsabilidade e novamente quebrou alguns recordes no Mundial. O feito mais recente aconteceu no último ato do campeonato: o francês igualou Geoff Hurst, como os únicos a marcarem um hat-trick em uma final de Copa (1966 e 2022, no título da Inglaterra e no vice da França, respectivamente). Além disso, o jogador passou a mirar os maiores artilheiros e, quem sabe, a primeira posição do ranking. 

O atacante parece entrar com sede de bater recordes desde sua estreia no torneio. Em 2018, disputou sua primeira edição e já se sagrou campeão, além de ter sido o segundo atleta mais novo a balançar as redes em uma final, somente atrás de Pelé. Em 2022, nos campos qataris, terminou como artilheiro (8 gols marcados), foi o primeiro jogador com menos de 24 anos a anotar 9 tentos, é o maior marcador em finais do campeonato mundial de todos os tempos (4 gols) e fez gol em duas decisões seguidas, entrando em um seleto grupo.  

É evidente que o avançado francês foi um dos pilares de sua seleção no Catar. Portanto, qual patamar será possível, Kylian, alcançar na história da competição? O atleta tem 12 gols no total e poderá facilmente ultrapassar Miroslav Klose, líder do ranking de maiores goleadores, com 16 tentos. Pela pouca idade, tem a possibilidade de disputar até mais três edições do torneio (em 2034, o camisa 10 terá os mesmos 35 anos de Messi em 2022). 

Publicidade

Não dá pra afirmar que isso acontecerá, pois é impossível prever o futuro, nesse caso, vários fatores entram em jogo, como lesões, queda de produção e futuras convocações. Mas se mantiver o nível de futebol praticado nos últimos anos e continuar sendo decisivo com a camisa de seu país, Mbappé deverá superar Klose, cravar de uma vez por todas seu nome no topo da Copa do Mundo e consequentemente na história do esporte.  

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile