Fluminense

Os 5 principais presentes recebidos pela torcida do Fluminense em 2023

Em clima de Natal, Esporte News Mundo destaca cinco ‘mimos’ que colaboraram para a satisfação da torcida tricolor neste ano mágico

Publicado em

Foto: CARL DE SOUZA/AFP via Getty Images
— Continua depois da publicidade —

A temporada para o Fluminense terminou melhor do que o esperado. O Tricolor conquistou o título do Campeonato Carioca e também da Conmebol Libertadores. Além disso, teve a primeira oportunidade de participar do Mundial de Clubes da Fifa. Um 2023 mágico para os tricolores. E, na carona do Natal, comemorado hoje, o Esporte News Mundo separou os cinco principais presentes recebidos pela torcida neste ano. Confira abaixo:

A volta do craque às suas origens

Marcelo comemora classificação para final do Mundial de Clubes (Foto: Francois Nel/Getty Images)

Um sonho do Fluminense se realizou: Marcelo voltou ao clube depois de 17 temporadas. Cria de Xerém e ídolo do poderoso Real Madrid, da Espanha, o lateral-esquerdo de 34 anos estava livre no mercado após rescindir com o Olympiacos, da Grécia, assinou contrato até o fim de 2024 e chegou como principal contratação do Tricolor para 2023. A volta foi tão grande que foi apresentado no Maracanã para os torcedores.

Marcelo foi importante no título carioca ao marcar o gol que iniciou a goleada contra o Flamengo por 4 a 1. O craque também foi decisivo em determinados jogos da Libertadores. Teve um período de lesões, mas conseguiu se adaptar ao esquema de jogo de Fernando Diniz. Foram 32 jogos e dois gols em toda temporada pela equipe carioca.

Publicidade

Bicampeão carioca sobre o Flamengo

Fluminense venceu o Flamengo pelo Carioca (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

Ganhar um clássico é diferente, mas ser bicampeão carioca em cima do seu maior rival é mais especial ainda. E o Fluminense conseguiu este feito. O Tricolor aplicou um chocolate sobre o Flamengo e sagrou-se bicampeão carioca. O Time de Guerreiros teve grande apresentação e goleou o rival por 4 a 1, resultado que fechou o placar agregado em 4 a 3 para o Tricolor, garantindo, no Maracanã, o 33º estadual de sua história.

A conquista da Glória Eterna

Fluminense fatura a Libertadores em 2023 (Foto: Raul Sifuentes/Getty Images)

A Libertadores não era mais um sonho para o Fluminense, e sim uma ambição. Jogadores e comissão técnica voltaram suas atenções extermamente para o agora famoso 4 de novembro, quando o Tricolor venceu o Boca Juniors por 2 a 1, no Maracanã, e se sagrou campeão da disputa. Com a conquista, o clube enterrou de vez o “fantasma” de 15 anos, quando perdeu para LDU, também no mesmo estádio.

A caminhada até faturar o título teve seus obstáculos, mas foi do jeito do Time Guerreiros. O time ficou a um gol de ser eliminado ainda na fase de grupos. No mata-mata, fez partidas memoráveis, como contra o Argentinos Juniors, Olimpia e, especialmente, Internacional em que virou nos acréscimos para avançar à grande decisão.

Menino Rei: John Kennedy

John Kennedy se destaca em 2023 (Foto: CARL DE SOUZA/AFP via Getty Images)

“Menino cresceu, virou menino Rei”. O hit, que embala postagens do perfil oficial do Fluminense e também dos tricolores nas redes sociais, virou uma espécie de hino de John Kennedy.

Fatal pela sequência de gols importantes em momentos decisivos nos últimos meses – balançou a rede nos últimos cinco confrontos eliminatórios da equipe. À moda antiga por falar, não se omitir e fazer acontecer. De “problema”, com questões extracampo que acabavam influenciando também dentro do gramado, o Moleque de Xerém mostrou poder de recuperação e que colocou a cabeça no lugar. Os gols decisivos:

  • Fluminense 2×0 Argentinos Juniors – Oitavas da Libertadores -⚽
  • Olimpia 1×3 Fluminense – Quartas da Libertadores – ⚽
  • Internacional 1×2 Fluminense – Semifinal da Libertadores – ⚽
  • Boca Juniors 1×2 Fluminense – Final da Libertadores – ⚽
  • Fluminense 2×0 Al Ahly – Semifinal do Mundial – ⚽

Dinizismo

Diniz comemorando o título da Libertadores (Foto: CARL DE SOUZA/AFP via Getty Images)

A torcida tricolor conhece muito bem o Dinizismo. No ano passado, o clube não teve título de maior expressão, porém em 2023 foi diferente. O técnico conseguiu moldar seu estilo de jogo e voltou a surpreender os mais céticos que não se agradam da forma de abordar a partida. Simplesmente, conseguiu unir resultado e o futebol bonito na maioria dos jogos – além disso passou por cima de gigantes, como uma goleada sobre o River Plate, no Maracanã, e bateu todos os campeões de Libertadores para cravar seu nome na história.

Com a presença no Mundial de Clubes, o estilo de jogo de Fernando Diniz foi visto por milhares de admiradores do futebol. Adversário na decisão da disputa, Pep Guardiola elogiou a postura do Fluminense apesar do resultado negativo. É apenas o início de uma ideia bem elaborada. No início do ano, ele foi artigo do “The New York Times”, dos Estados Unidos.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile