Futebol Amazonense

Os números da 107º edição do Campeonato Amazonense; confira

Publicado em

Foto: Pietra Telles/FAF
— Continua depois da publicidade —

O Campeonato Amazonense terminou no fim de semana passado, com o Amazonas se sagrando campeão do Barezão pela primeira vez, ao derrotar o Manauara na final. A 107º edição do Estadual começou em janeiro e terminou após 50 jogos disputados.

Os finalistas, Amazonas e Manauara disputaram a final pela primeira vez, e fizeram uma boa campanha no Amazonense. O Robô teve o melhor ataque da competição, com 29 gols. Só não balançou as redes em três jogos, incluindo a ida e a volta da final. O centroavante Iury Tanque foi o artilheiro do campeonato, marcando 8 vezes – seis de pênalti.

A Onça Pintada teve a defesa menos vazada, sofrendo apenas 4 gols. Foi a equipe com mais vitórias, somando dez. Sua única derrota foi na primeira rodada e, desde lá, ficou 13 partidas invicta. O meia e capitão, Rafael Tavares, foi o vice-artilheiro geral, balançando a rede sete vezes. O garçom do campeonato foi o volante, Xavier, com quatro assistências.

Publicidade

O interior do Amzonas foi palco de 15 duelos, mostrando que o bom futebol também tem no interior, e teve muitos gols por lá. Foram seis jogos em Rio Preto da Eva e nove em Manacapuru. Ao todo foram 107 gols, uma média de 2,14 por jogo. O placar mais comum foi 1 a 0, que se repetiu 15 vezes, inclusive, na final.

Cartões amarelos foram apresentados 284 vezes, 42 só para a equipe do Manauara, a que mais foi advertida. O clube menos amarelado foi o Rio Negro, com 24 cartões e que, inclusive, recebeu o prêmio de ‘Fair Play’, da FAF, pela disciplina. Já o número geral de vermelhos foi 23, tendo o Manaus FC como o time com a maior quantidade de expulsões, com cinco.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile