Basquete
Oscar Schmidt viaja para receber homenagens no Hall da Fama do Basquete da Espanha
— Continua depois da publicidade —
Oscar Schmidt viajou nessa terça-feira para a Europa para receber as homenagens do Hall da Fama do Basquete da Espanha em cerimônia que ocorrerá na quinta-feira, dia 20, no Estádio de Cartuja, em Sevilla, com apoio do jornal “Às”. Oscar está presente em outros três Hall da Fama: da FIBA, da Itália e dos Estados Unidos.
Para saber mais informações sobre o Basquete Nacional e Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Maior cestinha da história do basquete, com 49.737 pontos, “O Mão Santa” estará ao lado de nomes como José Calderón, Clifford Luyk e Blanca Ares dentre os 19 eleitos para a classe 2022 da entidade para receber os méritos na Categoria Reconhecimento Internacional.
Oscar jogou por duas temporadas na Espanha, no Forum Valladolid, onde não venceu nenhuma competição, mas foi cestinha no Campeonato Espanhol de 1994. Nos 71 jogos de sua passagem, anotou 2009 pontos, o que lhe deu média de 28,2 por jogo, e teve por anos o recorde de mais cestas de três em uma partida da Liga ACB (11 em 19 tentativas). O encanto causado em seus dois anos pode ser refletido no livro “Jugar como Oscar”, escrito por Felix Angel Carreras em 1995.
Os 19 homenageados de 2022 do Hall da Fama da FEB foram divididos em oito categorias:
Categoria Reconhecimento Internacional
– Oscar Schmidt
Categoria Ex-Jogadores
– Clifford Luyk
– Nino Buscató
– José Manuel Calderón
– Blanca Ares
– Elisa Aguilar
Categoria Treinadores
– Lolo Sainz e Aíto García Reneses
Categoria Árbitros
– Francisco Monjas
Categoria Colaboradores
– Pedro Barthe (jornalista)
– Jorge Guillén (médico e ex-jogador)
Categoria Equipe dos Sonhos
– Seleção Espanhola – medalha de prata olímpica em Los Angeles-1984
Categoria in Memoriam
– Javier Imbroda
– Raimundo Saporta
– Ernesto Segura de Luna
– Pilar Godia
– Héctor Quiroga
Categoria Prêmios Extraordinários
– Junta de Andalucía
– Uliana Semenova
Em 2021, nomes como José Corbalán, Amaya Valdemoro, Juan Carlos Navarro e o lituano Arvydas Sabonis foram alguns dos homenageados.