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Outubro Rosa movimenta ações de clubes brasileiros
Para promover a campanha e conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, foram realizadas diversas iniciativas pelo Brasil
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Parte do calendário oficial de clubes pelo Brasil, o Outubro Rosa movimentou ações e campanhas de conscientização ao longo do mês. Camisas comemorativas, realização de exames preventivos, atividades de conscientização e outras iniciativas foram organizadas por times brasileiros para promoção da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Uma das principais ações realizadas por clubes como Fortaleza e Coritiba, para incentivar a campanha criada nos anos 2000, é a utilização de camisas cor-de-rosa em alusão à iniciativa. No time paranaense, ingressos para jogos serão distribuídos para a Associação das Amigas da Mama (AAMA) e haverá doação de camisas autografadas para o instituto angariar fundos e ajudar nos custos do projeto.
– O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum em mulheres no mundo e no Brasil é a principal causa de morte por câncer entre elas. Vestir a camisa e contribuir para a conscientização do tema mostra a importância que o clube vem dando para causas tão importantes para a sociedade – declarou Renato Kobbi, Diretor Comercial e de Negócios do Coritiba.
Através da comercialização das camisas da campanha, o Fortaleza irá contribuir para a causa. De acordo com o clube, a cada camisa vendida, um percentual será revertido para entidades sociais. Outra ação do Tricolor foi entrar em campo, na partida contra o Palmeiras, no último sábado (26), com uniforme sem o tradicional escudo do time. Ele foi substituído por uma costura em alusão a mastectomia, cirurgia feita por parte das mulheres que têm câncer de mama. O clube ainda realizou palestras para funcionárias e usou bandeirinhas temáticas na Arena Castelão.
– É fundamental para o Fortaleza trazer atenção a causas como o Outubro Rosa. Temos uma torcida gigante, que não teria esse tamanho se não fosse pelas mulheres. Por isso, é nosso objetivo conscientizar nossas torcedoras e carregar a mensagem da campanha para o maior números de pessoas possíveis – destacou Marcelo Paz, CEO da SAF do Fortaleza.
Durante todo o mês de outubro, o Avaí realizou diversas ações em parceria com a AMUCC (Associação Brasileira dos Portadores de Câncer). Outras equipes como Sport, Guarani e Botafogo-SP ofereceram exames de mamografia para suas torcedoras e palestras sobre o tema.
– É uma oportunidade valiosa para conscientizarmos sobre a prevenção do câncer de mama e promovermos a saúde da mulher. A nossa ação é uma forma de unirmos forças e incentivarmos o autocuidado. Vamos mostrar que o Sport não é apenas um clube de futebol, mas uma comunidade que se preocupa e apoia a saúde e o bem-estar de todos – apontou Marcella Malta, gerente de marketing do Sport.
Para incentivar o diagnóstico precoce, o Goiás, durante a partida contra o Amazonas, válida pela 18ª rodada da Série B, destacou um ponto rosa no telão do estádio da Serrinha e, conforme o tempo passava, esse ponto, antes quase imperceptível, foi crescendo e tomando conta da imagem, em uma analogia ao nódulo que é característico no câncer de mama. A ação seguiu o mote de “Não ignore os sinais”.
– O futebol é uma excelente ferramenta para promover a conscientização. Queríamos abordar o Outubro Rosa de uma forma diferente, marcante, que realmente chamasse a atenção dos torcedores. Por isso pensamos em um conjunto de ações que trouxessem impacto e também informações, com objetivo de conscientizar as pessoas sobre um tema delicado, mas extremamente necessário – explicou Jessica Rezende, diretora de marketing do Goiás.