Palpitão ENM
Países Baixos x França: escalações, arbitragem, onde assistir, retrospecto e palpites
Neerlandeses querem ter mais tranquilidade na reta final em busca de classificação direta; enquanto franceses podem garantir vaga até mesmo com tropeço
— Continua depois da publicidade —
As Eliminatórias à Euro 2024 entram na etapa mais decisiva durante a fase de grupos. As quatro últimas rodadas serão disputadas nos próximos dois meses e as primeiras seleções a se juntarem à Alemanha (país-sede) para a disputa do torneio continental de seleções podem ser definidas neste fim de semana. Um destes confrontos é Países Baixos x França. Jogo, válido pela sétima rodada do Grupo B, colocam duas das seleções mais fortes da Europa frente a frente a partir das 15h45 desta sexta-feira (13), na Johann Cruijff Arena, em Amsterdã/NED.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
Os franceses lideram a chave com 15 pontos, máximo aproveitamento e nenhum gol sofrido. Uma vitória garante os gauleses na Euro, mas um empate acompanhado de uma derrota da Grécia perante a Irlanda pode servir. Do outro lado, os neerlandeses jogam em casa e ocupam a segunda posição do grupo com os mesmos nove pontos dos gregos, mas à frente no confronto direto. Embora o desempenho na Uefa Nations League garanta ao menos a presença na repescagem, a Laranja Mecânica quer obter a vaga direta o quanto antes.
O técnico Ronald Koeman teve dificuldades consideráveis para definir a lista de convocados. Após a divulgação da lista preliminar, o treinador viu as lesões de Mark Flekken, Matthijs de Ligt, Sven Botman, Teun Koopmeiners, Steven Berghuis, Frenkie de Jong, Noa Lang e Cody Gakpo. Em meio a tantas ausências em todos os setores do campo e a notável perda de qualidade, os Países Baixos irão jogar com o objetivo de fazer valer o mando para somar pontos importantes e permanecer na segunda posição. Um tropeço acompanhado de um resultado melhor da Grécia tira os neerlandeses da vice-liderança.
Pela França, o técnico Didier Deschamps teve que fazer modificações na defesa. Os zagueiros Jules Koundé, Dayot Upamecano, William Saliba e Axel Disasi se lesionaram e precisaram ser cortados da relação. Com isso, Deschamps promoveu as primeiras convocações de Malo Gusto, do Chelsea, e Castello Lukeba, do Leipzig. Além da defesa, existem dúvidas sobre o tridente ofensivo a ser escalado. Com Mbappé garantido, Kingsley Coman, Ousmane Dembélé, Olivier Giroud e Randal Kolo Muani disputam duas vagas no escrete inicial.
Retrospecto
Seleções com largo e vitorioso histórico, Países Baixos e França se enfrentaram 29 vezes, com 11 vitórias neerlandesas, 14 francesas e quatro empates. Os gauleses venceram o último confronto, disputado no Stade de France, em Paris/FRA, no último dia 23 de março, com goleada por 4 a 0 pela primeira rodada. A Laranja Mecânica não vence Les Bleus desde 15 de novembro de 2018, quando ganharam por 2 a 0 pela Uefa Nations League.
Ficha técnica de Países Baixos x França
Horário – Sexta-feira (13), às 15h45 (horário de Brasília)
Local – Johan Cruijff Arena, em Amsterdã/NED
Arbitragem de campo – Felix Zwayer (ALE), auxiliado por Stefan Lupp (ALE) e por Robert Kempter (ALE), com Daniel Schlager (ALE) como quarto árbitro.
Arbitragem de vídeo – Bastian Dankert (ALE), auxiliado por Christian Dingert (ALE).
Onde assistir – ESPN e Star+
Possíveis escalações
Países Baixos – Bart Verbruggen; Lutsharel Geertruida, Virgil van Dijk e Nathan Aké; Denzel Dumfries, Tijjani Reijnders, Marten de Roon e Daley Blind; Xavi Simons; Donyell Malen e Wout Weghorst. Técnico: Ronald Koeman.
França – Mike Maignan; Jonathan Clauss, Ibrahima Konaté, Lucas Hernández e Théo Hernández; Aurélien Tchouaméni, Antoine Griezmann e Adrien Rabiot; Kingsley Coman ou Ousmane Dembélé, Olivier Giroud ou Randal Kolo Muani e Kylian Mbappé. Técnico: Didier Deschamps.
Palpites
As duas seleções têm potencial técnico muito bom. O alto nível dos jogadores promete colocar o duelo como um dos mais importantes e melhores de toda a data Fifa deste mês de outubro. Embora as duas tenham diversas lesões, os Países Baixos sentem mais. São mais jogadores ausentes em todos os setores do campo e comprometem a estratégia de Ronald Koeman. A França também tem problemas defensivos, mas as opções do meio-campo e ataque deixam a seleção com grandes chances de manter o 100% de aproveitamento.
Palpite: Países Baixos 1-3 França.