Campeonato Brasileiro

Palmeiras e Vasco deixam amizade de lado e duelam por vitória no Brasileirão

Enquanto o Verdão busca diminuir sua diferença com o líder Botafogo, o Cruzmaltino visa sair do Z-4

Publicado em

Foto: Daniel RAMALHO/VASCO
— Continua depois da publicidade —

Neste domingo, às 18h30, acontece mais um Clássico da Fraternidade no Campeonato Brasileiro. O vice-colocado Palmeiras recebe o Vasco no Allianz Parque buscando diminuir sua diferença de pontos com o Botafogo, enquanto o Cruzmaltino, atualmente em 18º lugar, visa sair da zona de rebaixamento. 

O jogo, válido pela 21ª rodada, vai contar com desfalques nos dois times. Abel Ferreira pode poupar o Verdão devido ao desgaste sofrido após a vitória por 4 a 0 sobre o Deportivo Pereira, nas quartas de final da Libertadores. O clube teve sua volta para São Paulo adiada por causa de um problema no avião de Leila Pereira e, como solução, enfrentou cerca de 200km até Cali, na Colômbia, para embarcar em outro.

Já o Cruzmaltino, embalado com a vitória sobre o Atlético-MG no Maracanã, terá a ausência do zagueiro Léo – suspenso após receber seu terceiro cartão amarelo – e Payet. Mesmo apto para jogar, após ser inscrito no BID da CBF na última sexta-feira, o francês terá que cumprir uma suspensão de quando ainda jogava no Olympique de Marseille.

Publicidade

HISTÓRICO DO CONFRONTO

Adversários desde 1924, os clubes já se enfrentaram em 102 ocasiões ao longo da história. O Verdão larga na frente com 50 vitórias – 24 no Brasileirão – contra 22 do Vasco que, em 12 oportunidades, venceu no Campeonato Brasileiro. 

Empataram em outros 30 jogos, um deles no primeiro turno por 2 a 2, no Maracanã, com gols de jogadores que já não atuam nas equipes. O clube carioca largou na frente com Pedro Raul, atualmente no Toluca, do México, e Gabriel Pec, mas os paulistas conseguiram igualar o placar com Rafael Navarro, emprestado em julho ao Colorado Rapids, dos Estados Unidos, e Artur.

JOGOS DECISIVOS

O duelo entre as equipes conta com jogos decisivos, entre eles a final do Brasileirão de 1997 e da Copa Mercosul, em 2000, vencidos pelo Vasco, e a final do Torneio Rio-São Paulo conquistado pelo Palmeiras no mesmo ano. Vale lembrar que, em 1999, o Verdão eliminou o Cruzmaltino da Libertadores nas oitavas de final.

Em 2018, após 37 rodadas, o clube paulista conquistou o título do Campeonato Brasileiro ao vencer o Vasco por 1 a 0, em São Januário, com gol de Deyverson – que, em muitas entrevistas, se declarou vascaíno.

ÍDOLO EM COMUM

As torcidas organizadas de Palmeiras e Vasco possuem uma amizade de longa data, mas que intensificou após a passagem de Edmundo pelos dois clubes. Foram os dois primeiros clubes em que ele atuou e, também, os dois últimos. É onde ele soma mais gols e jogos na carreira, e onde é um dos maiores ídolos.

O artilheiro foi revelado pelo Cruzmaltino em 1992 e conquistou dez títulos, entre eles os campeonatos Brasileiro – em que foi o maior artilheiro com 29 gols marcados – e Carioca. No Verdão, o Animal, como é apelidado, somou cinco troféus – sendo dois Campeonatos Brasileiros, dois Paulistas e um Torneio Rio-São Paulo. 

+ SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAMTWITTERFACEBOOK E YOUTUBE.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile