Esportes olímpicos
Pan-Americano: Prefeitura do Rio formou grupo de trabalho para impulsionar candidatura da cidade
— Continua depois da publicidade —
A equipe terá a responsabilidade de elaborar os estudos, projetos e propostas
Na última quarta-feira (2), a Prefeitura do Rio de Janeiro deu mais um passo importante para a candidatura aos Jogos Pan-Americanos de 2031. O prefeito Eduardo Paes assinou um decreto que cria um grupo de trabalho municipal para coordenar os projetos, em parceria também com Niterói. Rio de Janeiro e São Paulo são as duas cidades que disputam a oportunidade de sediar o evento e a decisão será tomada no dia 29 de janeiro pelo Comitê Olímpico (COB).
O grupo será comandado pela Secretaria Municipal de Esportes e terá como objetivo desenvolver estudos, projetos e propostas necessárias para garantir que Rio e Niterói atendam a todos os requisitos para sediar os Jogos. O grupo também conta com representantes das secretarias de Infraestruturas, Transportes, Meio Ambiente, Clima, Desenvolvimento Econômico e da Casa Civil. O nome de todos os integrantes será divulgado em até 15 dias.
O secretário de esportes, Guilherme Schleder, destaca a relevância das medidas, afirmando que garantirá a transparência em todo o processo e que um cronograma detalhado será criado para garantir a preparação adequada para o evento. A análise dos impactos econômicos, sociais e ambientais também será parte das atividades em grupo.
Nos próximos dias, Rio e Niterói formarão um comitê para formalizar a candidatura, e o grupo está na fase final de elaboração dos documentos exigidos pelo COB. Como apenas uma cidade por país pode se candidatar, São Paulo também entra na disputa para ser a sede dos jogos.