Botafogo

Para afastar “zebra”, Botafogo precisa vencer o Cuiabá na Copa do Brasil

Publicado em

Foto: Vitor Silva/Botafogo
— Continua depois da publicidade —

Precisando correr atrás do resultado, o Botafogo enfrenta nesta terça-feira (03/11), às 19h, o Cuiabá pelo jogo de volta nas oitavas da Copa do Brasil. O Glorioso, que após a derrota no 1° jogo, passou momentos polêmicos e turbulentos, precisa vencer para avançar na competição.

Ao longo das 27 participações do Alvinegro na competição, o Botafogo, além de ser eliminado precocemente, caiu para adversários de menor expressão. Na lista estão: Gama, Paulista, Ipatinga, Americano, Aparecidense, Figueirense e Juventude.

Confira abaixo as principais eliminações do Botafogo nas últimas 2 décadas:

Publicidade

2019 – Juventude (Terceira Fase)

Carrasco do Bota na final de 1999, o Juventude contribuiu para mais uma frustração Alvinegra. O Glorioso foi eliminado no Nilton Santos após sofrer a virada nos últimos minutos. Um dos remanescentes do elenco atual, Cícero, marcou o único gol do jogo de volta.

  • Botafogo 1×1 Juventude (ida)
  • Juventude 2×1 Botafogo (volta)

2018 – Aparecidense (Primeira Fase)

Enquanto 2017 foi um ano glorioso por conta da Libertadores, em 2018 o Bota sofreu um dos maiores vexames da sua história. O Botafogo chegou como favoritíssimo no confronto e ainda possuía a vantagem do empate por jogar fora de casa. A confiança na classificação aumentou quando Rodrigo Pimpão abriu o placar no início do jogo. Mas, a pressão do adversário foi maior e a derrota por virada chegou. A noite marcou o jogo de número 442 do ídolo Jefferson.

  • Botafogo 1×2 Aparecidense (jogo único)

2015 – Figueirense (Terceira Fase)

Algoz do clube carioca na polêmica semifinal em 2007, o Figueirense voltou a eliminar o Bota de uma forma cruel. Após empatar por 2 a 2 no Orlando Scarpelli, o jogo da volta foi duro e mesmo com a vantagem do empate por conta do gol fora, o Glorioso sofreu um gol decisivo aos 47′ do segundo tempo no Nilton Santos.

  • Figueirense 2×2 Botafogo (ida)
  • Botafogo 0x1 Figueirense (volta)

2009 – Americano (Segunda Fase)

Após a derrota no jogo de ida, o segundo jogo foi marcado pela emoção. Maicosuel foi do céu ao inferno em poucos minutos. Herói da vitória no segundo jogo ao marcar aos 47′ da etapa final e levar o confronto para os pênaltis, o meia foi o primeiro a cobrar e o único a perder, sacramentando a eliminação do Glorioso.

  • Americano 2×1 Botafogo (ida)
  • Botafogo 2×1 Americano (volta)

Pênaltis – Botafogo 4×5 Americano

2006 – Ipatinga (Segunda Fase)

No ano em que fez sua maior campanha pela Copa do Brasil, quando caiu na semifinal para o Flamengo, o Ipatinga não deu margens para dúvidas eliminando o Botafogo de forma tranquila vencendo os dois jogos. Pelo peso da camisa Alvinegra foi considerado uma “zebra” na época.

  • Ipatinga 3×0 Botafogo (ida)
  • Botafogo 1×3 Ipatinga (volta)

2005 – Paulista (Segunda Fase)

Mesmo sendo campeão da Copa do Brasil naquele ano, a classificação do Paulista para cima do Botafogo foi considerada uma “zebra”. Ainda com o antigo regulamento, as duas equipes terminaram empatadas no agregado e o clube de Jundiaí deu mais um passo importante, por conta do gol fora.

  • Paulista 1×1 Botafogo (ida)
  • Botafogo 2×2 Paulista (volta)

2004 – Gama (Segunda Fase)

Um dos duelos mais empolgantes da história do Alvinegro na competição e marcado por muitos gols nos dois jogos, o resultado final não foi o esperado e o clube colecionou mais uma decepção no Maracanã e na segunda fase.

  • Gama 4×4 Botafogo (ida)
  • Botafogo 2×3 Gama (volta)

2001 – Remo (Segunda Fase)

Derrotado por 2 a 1 com gols de Zezinho no Baenão, estádio do Remo, o Alvinegro sofreu outro revés dolorido e marcante para o clube paraense no Maracanã pelo mesmo resultado.

  • Remo 2×1 Botafogo (ida)
  • Botafogo 1×2 Remo (volta)

Caso avance, o próximo adversário do Botafogo nas quartas será definido por sorteio.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile