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Para aumentar receita, clubes da La Liga fazem parceria com empresas de tecnologia
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Encontrar novos parceiros inovadores está ajudando os clubes a criar consciência do setor, desenvolver novas soluções e aumentar a presença internacional; o Real Zaragoza assinou um acordo com os especialistas locais da NODRIZA, enquanto o Valencia CF está em parceria com a startup sul-coreana Linethree
Em um momento em que a pandemia afetou algumas fontes de receita tradicionais, os clubes estão aumentando o uso de tecnologia para construir novas formas de ganhar dinheiro.
Muitos clubes da LaLiga já começaram a transformação digital e este status permitiu que eles fizessem novos acordos comerciais com especialistas em tecnologia nos últimos meses. Projetadas para o curto e longo prazo, essas novas associações estão ajudando os clubes a planejarem um futuro cada vez mais digital.
O Valencia CF e o Real Zaragoza chegaram este mês a novos acordos com entidades tecnológicas que permitirão não só que eles se aproximem dos torcedores em todo o mundo, mas também dinamizar as operações atuais e abrir portas a um novo crescimento.
Valencia CF busca merchandising na Coreia do Sul
O Valencia CF incorporou a startup de comércio eletrônico Linethree como um parceiro comercial oficial para ajudar a expandir seu negócio de merchandising em um mercado altamente estratégico. Com o coreano Kang-In Lee em seu time, o clube pretende acelerar sua marca em todo o país em um momento em que o interesse pelo futebol também está crescendo por lá.
“Ao contrário de outros mercados onde o futebol é o rei dos esportes, na Coreia do Sul é um esporte emergente que está se tornando cada vez mais relevante, principalmente graças à explosão de seus jogadores na Europa nos últimos anos”, afirmou o departamento do clube em comunicado.
A parceria com a Linethree trará ao clube experiência local adicional, bem como a capacidade de oferecer produtos mais personalizados aos fãs. Ao mesmo tempo, o contato com os torcedores locais será mais eficiente, os prazos de entrega serão menores e os custos de envio diminuirão – o que o clube espera construir uma relação mais duradoura com o público asiático.
“A parceria proporciona-nos um acesso mais direto ao mercado e gera mais interesse no Valencia CF”, continuou o clube. “Esperamos que isso contribua mais tarde para nossos objetivos mais amplos: mais torcedores coreanos no estádio, maior audiência na TV, um aumento no número de torcedores locais, tráfego da web da Coreia do Sul e maior interação em nossas redes sociais”.
Impulsionado pelo novo acordo, o Valencia CF espera dobrar seus negócios na Coreia do Sul, país onde já trabalha fisicamente há mais de dois anos por meio de suas duas academias VCF, localizadas em Seul e Busan.
O Real Zaragoza procura parceiros que agreguem valor
Enquanto o Valencia CF decidiu apostar em um parceiro de tecnologia no exterior, o Real Zaragoza está procurando por startups locais para ajudar a projetar novas ofertas que irão ampliar o potencial comercial do clube. A aceleradora de startups local NODRIZA Tech assinou um acordo de patrocínio que fará com que a marca apareça nas placas de LED do estádio Romareda, mas o clube espera que a associação logo avance para algo mais profundo.
“É do nosso interesse encontrar formas complementares de colaboração, além do patrocínio, nas quais suas iniciativas tecnológicas ofereçam suporte ao clube”, disse também em comunicado. “Isso já aconteceu com outras empresas de base tecnológica com as quais trabalhamos com sucesso há anos. Após uma fase de compartilhamento mútuo de conhecimento, as oportunidades de negócios combinadas surgem naturalmente. Como se costuma dizer, ‘ganha e ganha'”.
O clube da LaLiga SmartBank já tem acordos com empresas como a Hiberus Tecnología, o principal parceiro de TI do Real Zaragoza, com quem criou um videowall de realidade aumentada que pode ser usado pelos fãs em sua loja oficial, bem como simulações de computador que estão permitindo o clube para se preparar para o eventual retorno dos torcedores ao La Romareda. Trabalhando com a NODRIZA, espera continuar nesta linha de co-inovação.
“A indústria do esporte está mudando e isso foi acelerado pela atual situação de saúde”, acrescentou o clube. “Você pode ver que as empresas relacionadas à tecnologia estão atualmente em melhor situação de mercado do que os setores mais tradicionais por causa do COVID. Ferramentas tecnológicas, digitalização de processos ou aplicativos de engajamento de fãs digitais significam muito para nós e seu valor está aumentando”.
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