Olimpíadas

Paris 2024: Confira tudo sobre a agenda desse final de semana de Hipismo com brasileiros em ação

Brasileiros entrarão em ação neste final de semana pelo Circuito Completo de Equitação no individual e por equipes.

Publicado em

— Continua depois da publicidade —

O Hipismo chega para mais uma edição de olimpíadas, sendo uma das modalidades mais tradicionais de toda a história, estando presente pela primeira vez em 1900 nos jogos olímpicos. A modalidade só ficou de fora nas duas olimpíadas seguintes, retornando em 1912. Desde então, esteve presente em todas as edições seguintes.

O Hipismo consiste em três provas diferentes, que seriam o Concurso Completo de Equitação (CCE), Adestramento e Saltos, todas as três categorias divididas em individual e equipes, e tanto homens quanto mulheres participam.

SALTOS

Publicidade

A modalidade de saltos é a modalidade mais conhecida, pois é nesta prova que o cavalo e o cavaleiro precisarão saltar sobre os obstáculos em um limite de tempo, e sendo punido a cada obstáculo derrubado.

ADESTRAMENTO

No adestramento, o cavalo e o cavaleiro precisam executar uma série de movimentos artísticos ao som de uma música, e os jurados precisarão avaliar a facilidade e fluidez com que o conjunto se movimenta no percurso.

CONCURSO COMPLETO DE EQUITAÇÃO

O CCE pode-se dizer que seria basicamente um triatlo equestre, pois é uma combinação das outras duas provas, com a adição do Cross-country, que consiste em um percurso longo com obstáculos naturais, e testa a resistência e experiência dos cavalos e cavaleiros.

BRASIL NO HIPISMO

O Brasil possui uma tradição no hipismo, tendo participado pela primeira vez em 1948 e só ficando de fora em 1976 e 1980 desde então. Conquistou sua primeira medalha na modalidade em 1996, nos saltos por equipes, e na edição seguinte de 2000, o Brasil repetiu o feito. E em 2004, a glória máxima aconteceu com Rodrigo Pessoa, o maior nome do hipismo brasileiro e que esteve presente nos bronzes por equipes. Ele conquistou a primeira e única medalha de ouro no salto individual para o Brasil no hipismo. Rodrigo Pessoa estará mais uma vez representando o Brasil nos saltos individuais e por equipes.

AGENDA DO FINAL DE SEMANA

Na madrugada de sábado (27), às 4h30 (de Brasília), acontecerão, no Palácio de Versalhes, as primeiras provas de Hipismo, no CCE de adestramento, tanto individual quanto por equipes, e teremos brasileiros em ação para começarem a sonhar por medalhas, como Carlos Parro, Rafael Losano, Ruy Fonseca e Marcio Jorge, atuais medalhistas de bronze por equipes no Pan-Americanos. A favorita pelo ouro no individual do CCE é a britânica Rosalind Canter e, consequentemente, fazendo a Grã-Bretanha ser a favorita pelo ouro de equipes do CCE.

No dia seguinte, também de madrugada, às 5h30 (de Brasília), teremos a prova de Cross-country do CCE, com os mesmos competidores do dia anterior.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile