Olimpíadas
Noah Lyles, Armand Duplantis, Ryan Crouser, entre outros. Confira os principais atletas internacionais que chegam a Paris prontos para escrever seu nome na história
Noah Lyles, Armand Duplantis, Ryan Crouser, entre outros, confira os principais atletas internacionais que chegam em Paris prontos para conquistar grandes coisas e escrever seu nome na história.
— Continua depois da publicidade —
Os jogos de Paris 2024 se aproximam e grandes nomes do esporte buscam fazer história no maior palco possível. O atletismo é a categoria mais tradicional dos jogos olímpicos, sendo parte importante da competição desde sua primeira edição. Noah Lyles, Armand Duplantis e Ryan Crouser estão entre os principais atletas internacionais que chegam em Paris prontos escrever seu nome na história com grandes conquistas.
A disputa do atletismo em Paris começa a partir do dia 1º de agosto, com as primeiras provas de Marcha Atlética. Depois disso, no dia 2, são iniciadas as disputas de Decatlo, Lançamento de Martelo, Salto em Altura e Corridas.
Noah Lyles (EUA) 100m e 200m rasos; 4×100 e 4×400 revezamento
O corredor Noah Lyles é considerado o homem mais rápido do mundo na atualidade e sonha em quebrar recordes em Paris 2024. Aos 27 anos, venceu sua primeira medalha olímpica em Tokyo 2020, com o Bronze nos 200m rasos e venceu recentemente o Ouro no mundial de Budapeste 2023, nas categorias: 100m rasos, 200m rasos e 4x100m revezamento. O norte-americano também tentará conquistar a medalha na categoria 4×400 revezamento em Paris.
Noah Lyles é o mais rápido desde a aposentadoria de Usain Bolt. O norte-americano é detentor do terceiro menor tempo da história nos 200m, com 19.31s, em Eugene 2022. O recorde olímpico de Bolt é 19.30s, ou seja, existe uma chance de quebra em Paris.
O nome de Noah Lyles ficou conhecido entre os fãs de basquete após o atleta declarar que os vencedores da NBA não deveriam se intitular ‘campeões do mundo’, já que disputam um liga contra apenas times do próprio país. Essa fala gerou muita repercussão e diversos jogadores da NBA ironizaram Noah Lyles. Mas, com o quarto lugar do ‘Team USA’ na Copa do Mundo de Basquete do ano passado, os jogadores se mobilizaram para montar o ‘Dream Team 2’ para Paris 2024 e querem mostar que ainda têm o melhor basquete do mundo.
Armand Duplantis (Suécia) – Salto com Vara
Armand Duplantis é um fenômeno do salto com vara, detentor do recorde mundial e atual medalhista de ouro olímpico. O sueco se tornou o recordista da categoria pela primeira vez em 2020, quando pulou 6,17m. Desde então, ele já superou a própria marca sete vezes e estabeleceu o novo recorde mundial em 6,24m, em abril deste ano.
Entretanto, o recorde olímpico da categoria ainda segue sendo de Thiago Braz, que saltou 6,03m na Rio 2016, mas que não poderá defender seu recorde por ter sido suspenso por doping. O brasileiro competiu contra Duplantis em Tokyo, mas acabou ficando com o Bronze. É bem provável que o sueco supere a marca dos 6,03m e estabeleça um novo recorde olímpico.
Ryan Crouser (Estados Unidos) – Arremesso de peso
Ryan Crouser é o recordista mundial e olímpico do arremesso de peso e chega em Paris para defender seu reinado. O norte-americano é um dos grandes nomes históricos desses jogos olímpicos por sua dominância. Aos 31 anos, ele é o atual bi-campeão olímpico e mundial do arremesso com peso. Crouser busca garantir seu terceiro ouro em Paris e quem sabe quebrar seu próprio recorde de 23,30m.
O também norte-americano Joe Kovacs, que foi vice para Crouser no Rio e em Tokyo, tentará destronar o rei. Kovacs, de 35 anos, mostrou estar em boa forma, com o maior arremesso de 2024: 23,13m.
Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica) – 100m rasos
Aos 37 anos, Shelly-Ann Fraser-Pryce busca ir ao pódio pela quinta vez seguida nas Olimpíadas, nos 100m rasos. A jamaicana é a terceira atleta mais rápida da história dos 100m e pode estar fazendo sua despedida dos jogos olímpicos em Paris. Em sua carreira, ela já conquistou 8 medalhas olímpicas, sendo 3 ouros, e 16 medalhas em mundiais, sendo 10 ouros. As britânicas Dina Asher-Smith e Daryll Neita são as favoritas nos 100m feminino e principais rivais para Shelly-Ann Fraser-Pryce.
Keely Hodgkinson (Reino Unido) – 800m rasos
A britânica de apenas 22 anos é uma das principais promessas do atletismo mundial nos 800m. A jovem já ‘bateu na trave’ três vezes, ficando com o Prata nos jogos de Tokyo 2020 e nos mundiais de Budapeste 2023 e Eugene 2022. Keely bateu seu recorde pessoal no campeonato ‘London Diamond League’ no último sábado (20), com tempo de 1:54.61. Ela se tornou a sexta atleta mais rápida da história da categoria e passa a ser a principal ameaça do recorde mundial histórico de Jarmila Kratochvílová, que dura desde 1983, com tempo de 1:53.28.
Djamel Sedjati (Argélia) – 800m rasos
O argelino de 25 anos chega em sua melhor forma da carreira para tentar quebrar o recorde mundial masculino dos 800m rasos. O queniano David Rudisha é o atual recordista, com tempo de 1:40.91 em Londres 2012. Sedjati vive uma temporada ótima e já marcou o sétimo e o décimo maior tempo da história da categoria e é o grande favorito ao ouro em Paris.