Olimpíadas

Paris encerra os Jogos Olímpicos de 2024 com cerimônia espetacular

Paris se transformou em um grande baile após uma sequência musical, que convidou o público e os atletas a cantarem juntos

Publicado em

Foto: Reprodução / X - Jogos Olímpicos
— Continua depois da publicidade —

A cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 aconteceu neste domingo (11). Ao contrário da abertura, que colocou a cidade em foco, o encerramento dos jogos ocorreu dentro do Stade de France.

A celebração começou com imagens da abertura dos jogos, seguida da apresentação da cantora e compositora francesa Zaoh de Sagazan, que cantou “Sous le ciel de Paris”. Em seguida, o nadador francês Léon Marchand, um dos destaques desta Olimpíada por ter batido recordes de Michael Phelps, foi responsável por carregar a lanterna com a chama olímpica.

Uma orquestra deu continuidade à cerimônia dentro do estádio, com a apresentação do presidente da França, Emmanuel Macron, e do presidente do COI, Thomas Bach, seguida do hino francês. No centro do Stade de France, o palco representava os continentes. As bandeiras das 205 delegações vieram na sequência, com Duda e Ana Patrícia, que conquistaram o ouro no vôlei de praia, representando o Brasil. Em seguida, os atletas entraram no estádio para completar a celebração.

Publicidade

Paris se transformou em um grande baile após uma sequência musical, que convidou o público e os atletas a cantarem juntos, finalizando com o clássico “We Are the Champions”, do Queen.

O último pódio aconteceu durante a cerimônia, com as medalhistas da maratona feminina. Lord Sebastian Coe e Thomas Bach entregaram as medalhas às atletas. O ouro ficou com Sifan Hassan (Holanda), a prata com Tigst Assefa (Etiópia) e o bronze com Hellen Obiri (Quênia). Os voluntários também foram homenageados durante a cerimônia.

O “Viajante Dourado” iniciou a segunda parte da cerimônia, enquanto os mascarados misteriosos presentes também na abertura, subiram ao palco para a execução do hino da Grécia. O músico Alain Roche surpreendeu ao tocar um piano suspenso, enquanto o cantor de ópera Benjamin Bernheim interpretava “Hymn to Apollo”. Bailarinos representaram o início dos Jogos Olímpicos, e os arcos olímpicos foram suspensos no estádio.

Vídeos dos momentos de glória e também das dificuldades dos atletas foram exibidos, incluindo momentos de brasileiros como Beatriz Souza, do judô, a pose icônica de Gabriel Medina, do surfe, e Rebeca Andrade, da ginástica. Os atletas foram convidados para se aproximarem do palco, e a banda francesa Phoenix se apresentou na sequência, com participações da cantora Angèle, do DJ Kavinsky, de Ezra Koenig e do duo Air.

Imagens da trajetória da chama olímpica, desde a Grécia até os jogos de Paris foram exibidas, em seguida o presidente do comitê organizador de Paris, Tony Estanguet, discursou ao lado de Thomas Bach, que tomou a palavra na sequência. Os discursos foram encerrados com o hino olímpico e a cerimônia da bandeira olímpica, com a participação das prefeitas Anne Hidalgo, de Paris, e Karen Bass, de Los Angeles.

O momento seguinte da cerimônia foi comandado por Los Angeles, iniciando com o hino estadunidense interpretado pela cantora H.E.R. Simone Biles também participou, segurando a bandeira dos Jogos Olímpicos.

Tom Cruise surgiu suspenso no estádio, aterrissando no meio dos atletas, até carregar a bandeira dos Jogos Olímpicos e levá-la em uma moto. Com a magia do cinema, o ator conduziu a bandeira até a próxima sede das Olimpíadas. Direto de Los Angeles, a banda Red Hot Chili Peppers participou do vídeo na sequência, somando-se à festa a cantora Billie Eilish se apresentou em seguida. Snoop Dogg, que carregou a tocha olímpica na abertura, também marcou presença, com a participação de Dr. Dre.



Léon Marchand chegou ao estádio com a chama olímpica para encerrar os jogos. Thomas Bach fez o discurso final. A celebração foi encerrada com a interpretação da música “My Way”, de Frank Sinatra, com queima de fogos e um vídeo dos melhores momentos dos Jogos.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile