Botafogo
Pela liderança na Libertadores, Botafogo busca vencer na Colômbia após sete anos
O Botafogo venceu na última vez em que jogou na Colômbia, e busca repetir o feito para se classificar em primeiro na Libertadores.
— Continua depois da publicidade —
O Botafogo já está classificado para o mata-mata da Libertadores, mas a última rodada da fase de grupos será importante para decidir o caminho no futuro da competição. Nesta terça-feira (28), às 19h (de Brasília), o clube enfrenta o Junior Barranquilla, na Colômbia, e busca inspiração no time de sete anos atrás para assumir a liderança.
Na última vez em que disputou uma partida na Colômbia, o Botafogo saiu vitorioso em um jogo heroico. Em 2017, a equipe comandada por Jair Ventura enfrentou o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores na época, e venceu por 2×0, gols de Camilo e Guilherme.
Na fase de grupos desta temporada, Botafogo e Junior Barranquilla estão empatados com nove pontos, mas os colombianos levam vantagem no saldo de gols, primeiro critério de desempate. O confronto promete ser complicado para o Glorioso, que sofreu uma dura derrota para o adversário na primeira rodada, em pleno Nilton Santos.
Artur Jorge é o principal trunfo do Botafogo para tentar dar o troco, já que a equipe ainda era comandada pelo interino Fábio Matias na estreia pela fase de grupos. O elenco ainda tem muitos desfalques, mas terá as voltas de Óscar Romero e Diego Hernandez, reintegrados após episódio de indisciplina.
Entre os jogadores lesionados, mais dois retornos podem acontecer. Sem jogar desde abril, Tiquinho Soares já treina em campo, mas depende de liberação do departamento médico. Já Eduardo chegou a ser relacionado contra o Universitario e foi poupado contra o Vitória, mas também tem chances de estar disponível.