Cruzeiro
Pelé 80 anos: Relembre a relação do Cruzeiro com o Rei do futebol
— Continua depois da publicidade —
O Rei do futebol, que neste 23 de outubro completa 80 anos, e o Cruzeiro travaram duelos históricos, com muita polêmica e, também, muitos gols. Mineiro de Três Corações, Pelé enfrentou o clube mineiro pela primeira vez quando ainda era garoto, mas já campeão do mundo, em 1958.
Mas a partida que ficou marcada na história foi ocorrer apenas em 1966, na decisão da Taça Brasil. Na ocasião, o Cruzeiro de Tostão, Dirceu Lopes e companhia aplicou a maior goleada sofrida pelo Santos de Pelé, que havia sido expulso na partida: 6 a 2. E no jogo de volta, ainda venceria novamente o confronto, levando o título da Taça Brasil de 1966, a primeira conquista nacional de um clube mineiro.
POLÊMICA
Santos e Cruzeiro se enfrentaram novamente em um encontro eternizado. A partida do dia 13 de outubro de 1968 ficou marcado como uma das maiores polêmicas da carreira do Rei. Após perder a dividida, Pelé atingiu Procópio, um dos maiores ídolos celestes, que teve o seu tendão do joelho rompido.
O zagueiro vivia o melhor momento de sua carreira e aguardava uma convocação para a Seleção Brasileira. Procópio ficou fora dos gramados por cinco anos.
Apesar da polêmica, o zagueiro deixou a sua homenagem ao maior de todos os tempos em suas redes sociais.