Campeonato Brasileiro
Pelo Brasileiro, Fluminense e Flamengo se encontram pela sexta vez em 2023
Fluminense e Flamengo fazem, neste domingo, no Maracanã, mais um clássico decisivo na temporada
— Continua depois da publicidade —
Fluminense e Flamengo fazem, neste domingo, no Maracanã, mais um clássico decisivo na temporada. Depois do duelo no simbólico título da Taça Guanabara, nas finais do Carioca e nas oitavas de final da Copa do Brasil, os times fazem o sexto clássico do ano, desta vez valendo a vice-liderança do Campeonato Brasileiro.
+ Leia as notícias do Fluminense
O Fluminense vai para o clássico, buscando continuar o processo de remontada no brasileiro. Na última rodada, o tricolor carioca venceu o Internacional, interrompendo a boa sequência do colorado. Além de ter ultrapassado o adversário na tabela, o time de Fernando Diniz teve uma ótima atuação coletiva e saiu de campo aplaudido pela torcida.
Com a semana cheia para treinar, o Fluminense teve uma semana agitada no CT Carlos Castilho. Para o clássico, o tricolor carioca vai ter o reforço Leo Fernández a disposição. Marlon foi regularizado no BID, mas está fora do duelo contra o Flamengo. O zagueiro cumpre dois jogos de suspensão, de quando ainda atuava com a camisa do Monza, da Itália. Marcelo é dúvida para o jogo. O lateral-esquerdo voltou a sentir dor na panturrilha direita, e não é presença confirmada na partida deste domingo.
Além da importância da vitória em um confronto direto no brasileiro, o duelo contra o Flamengo significa mais que os “3 pontos”. Após a eliminação para os rubro-negros na Copa do Brasil, o time de Diniz espera responder à altura. No histórico recente do clássico, o tricolor leva vantagem. Porém, no confronto de maior peso, acabou saindo derrotado não só no resultado, mas no quesito emocional também.
Precisando subir na tabela do Brasileiro e recuperar a confiança de vez, o Fluminense trata o duelo contra o Flamengo como uma grande decisão. Fernando Diniz sabe que não terá missão fácil, mas entende que uma vitória no clássico pode ressignificar a temporada do clube. Com isso, o tricolor carioca sabe que uma vitória desta magnitude é essencial e promete deixar a vida em campo.
O Flamengo, por sua vez, chega ao clássico depois de conquistar vaga na semifinal da Copa do Brasil. O Rubro-Negro é o vice-líder do Campeonato Brasileiro e precisa vencer para não perder de vista o Botafogo, líder isolado da competição. Além disso, o Fluminense, rival deste domingo, também é concorrente direto no pelotão de frente e pode, inclusive, ultrapassar o time da Gávea caso some os três pontos.
Ao contrário da de Diniz, a equipe de Jorge Sampaoli não teve a semana cheia para trabalhar. Enfrentou o Athletico em Curitiba na quarta-feira e só teve a sexta e o sábado para se preparar para enfrentar o Flu. Para o duelo, o técnico argentino não poderá contar com cinco jogadores do elenco rubro-negro: Ayrton Lucas, Fabrício Bruno, Pulgar, Bruno Henrique e Matheuzinho. Os dois primeiros estão suspensos, enquanto os outros três se recuperam de lesões sofridas nas últimas semanas.
+ Leia as notícias do Flamengo
Apesar dos desfalques, o Flamengo vive fase positiva e chega com moral para enfrentar o Fluminense. Nas últimas 16 partidas disputadas, o Rubro-Negro venceu 12, empatou três e perdeu apenas uma. O clássico Fla-Flu será o sexto em 2023. No recorte do confronto, os times estão empatados. Até aqui, são duas vitórias pra cada lado, além de um empate no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Fluminense e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Como dito anteriormente, o clássico vale a vice-liderança da competição.