Mais Esportes

Pesquisa aponta que 80% dos japoneses são a favor do cancelamento ou adiamento das Olimpíadas

Publicado em

Photo by PHILIP FONG/AFP via Getty Images
— Continua depois da publicidade —

Uma pesquisa realizada pela Kyodo News, divulgada neste domingo (10), apontou que cerca de 80% dos japoneses são a favor que as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio, em julho e agosto, sejam canceladas ou remarcadas. A consulta feita por telefone no fim de semana foi conduzida enquanto o país asiático está lutando contra o aumento de novos casos de coronavírus. Esse cenário resulta em uma pressão sobre o sistema médico do país.

Enquanto os casos aumentam, a preocupação da população japonesa cresce. O resultado da pesquisa apontou que 35,3% dos japoneses pediram o cancelamento dos Jogos de Tóquio, enquanto 44,8% disseram que o evento deveria ser adiado novamente. Os jogos estavam programados para acontecer no ano passado, mas foram reprogramados devido à pandemia. Com isso, a abertura dos Jogos Olímpicos está prevista para 23 de julho de 2021.

A pesquisa também descobriu que 68,3% estavam insatisfeitos com as medidas do coronavírus implementadas pelo governo, enquanto 24,9% disseram que o governo lidou com a pandemia de forma adequada. Um estado de emergência de um mês foi declarado na última quinta-feira, cobrindo Tóquio e as cidades de Kanagawa, Chiba e Saitama, mas a medida foi considerada atrasada por 79,2% dos entrevistados, enquanto quase 78% disseram que precisava ser expandido para outras áreas.

Publicidade

MUTAÇÃO DO VÍRUS

O resultado do estudo saiu no mesmo dia em que o Ministério do Saúde do Japão divulgou que outra nova variante do novo coronavírus foi encontrada no país. A nova mutação, que é parcialmente semelhante a diferentes variantes relatadas no Reino Unido e na África do Sul, foi detectada em quatro pessoas infectadas que chegaram do Brasil, disse o ministério, de acordo com o jornal Japan Times.

Sem informações disponíveis sobre a transmissibilidade da variante recém-encontrada, se ela pode causar sintomas graves e se é ou não resistente a vacinas, o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e outros órgãos estão conduzindo pesquisas detalhadas sobre esta nova mutação do vírus.

A contagem diária de infecções por coronavírus no Japão no último sábado (09) ultrapassou 7 mil pelo terceiro dia consecutivo. No total, o Japão registrou até agora 3.805 mortes decorrentes da Covid-19, sendo 59 delas nas últimas 24 horas. Como comparação, o Brasil já registrou mais de 202 mil mortes, sendo mais de 1.100 nas últimas 24 horas.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile