Palmeiras

Pilar nos títulos de 2020, defesa do Palmeiras pode ser ainda melhor em 2021

Publicado em

— Continua depois da publicidade —

Reza a lenda nos esportes coletivos que um time campeão começa com uma defesa sólida. Essa máxima pode se aplicar ao atual elenco do Palmeiras. O setor foi um dos grandes responsáveis, principalmente na figura do goleiro Weverton, pelo sucesso da equipe alviverde na Libertadores e na Copa do Brasil. Mesmo com suas deficiências, a equipe se consagrou como a melhor defesa da temporada, com menos gols sofridos.

O Esporte News Mundo traz para você uma análise da linha defensiva alviverde e suas projeções para a temporada de 2021.

GOLEIRO

Pilar da equipe alviverde há anos, essa é a posição de destaque do clube. Com diversos craques e nomes que fizeram história ao longo das temporadas, a sina do Palmeiras é vangloriar excelentes goleiros. Weverton é o nome do elenco de 2020. O sucesso da equipe e a conquista dos quatro títulos da temporada se devem a essa figura.

Publicidade

Decisivo nas disputas de mata-mata, ótimo na defesa de pênaltis e no comando da equipe, Weverton não se tornou o principal jogador do time à toa. Goleiro soma em seu currículo três convocações para a Seleção Brasileira. Mas, o que conforta o torcedor alviverde é que, para substitui-lo existem dois reservas repletos de qualidades.

Vinicius Silvestre já mostrou para que veio ao clube. Oriundo da base, o goleiro pulou da posição de terceiro substituto de Weverton, direto para o gramado. Vinicius teve a sorte de Jailson ter que ficar em isolamento e não perdeu a oportunidade de mostrar sua qualidade em campo.

Jailson também não fica para trás quando se fala em qualidade para proteger a rede verde e branca. Mas, após período de isolamento, goleiro ‘perdeu’ a posição de primeiro reserva para o jovem Vinicius. Vale lembrar que o contrato do camisa 42 se encerra no final deste ano e a probabilidade de o Palmeiras não renova-lo, é grande.

DUPLA DE ZAGA

Compondo um dos principais setores dentro de campo do Palmeiras, a dupla de zaga alviverde coleciona bons nomes e uma qualidade indiscutível. A principal dupla do Palmeiras de Abel Ferreira se deu com Luan e Gustavo Gómez. O paraguaio foi emprestado ao Palmeiras em 2018 e conquistou seus dirigentes que providenciaram sua contratação na temporada de 2020. Para jogar ao seu lado, o elenco alviverde desfruta de Luan, Alan Empereur e Bejamin Kuscevic, sendo o último a mais recentes contratação do clube para a posição.

Há quem diga que a dupla perfeita é formada por Luan e Gómez, mas há quem diga que a infantilidade de Luan dentro de campo faz com que ele ceda seu lugar para Empereur. Vale ressaltar que Alan não é contratado da equipe alviverde e que seu empréstimo termina em junho deste ano. Gómez também será desfalque em algumas partidas devido a sua certa convocação para a Seleção Paraguaia.

Sendo assim, o que resta para o Palmeiras de Abel Ferreira é apostar na qualidade apresentada por Kuscevic, trabalhar o Luan para que suas atitudes não prejudiquem o Palmeiras dentro de campo e, caso necessário, uma ótima opção para compor a zaga é Felipe Melo, que fez um excelente trabalho na posição antes de sua fratura no tornozelo esquerdo.

LATERAL ESQUERDA

Com apenas 23 anos, o uruguaio Matias Viña é o grande nome da posição no elenco de 2020. Chegou ao clube no início do mesmo ano, com a promessa de suprir uma das grandes deficiências da equipe até então. Na posição, o clube desfrutava de Vitor Luis, Diogo Barbosa e Lucas Esteves. O primeiro não agradando muito a comissão técnica com seu desempenho dentro de campo, o segundo com grandes falhas na defesa e o terceiro, até então, sem muito espaço na equipe profissional.

Viña chegou em um período de incertezas e aos poucos conquistou os torcedores do clube. O cenário atual da posição, além do camisa 17 e Esteves, contam com alguns improvisos de Abel Ferreira. O originalmente meia, Gustavo Scarpa, atuou na posição em algumas partidas e agradou a comissão. Esteves vem ganhando mais espaço mas, apesar de sua notável qualidade, ainda se mostra imaturo dentro de campo. E Vitor Luis, retornando ao clube após quase um ano emprestado, ainda não ganhou espaço para mostrar seu desempenho.

Essa com certeza deve ser uma posição de observação dos dirigentes do clube. Com a época de convocação para as seleções se aproximando, e Viña sendo uma certeza na Seleção Uruguaia, Abel Ferreira precisa de alguém com a qualidade do lateral para substitui-lo e, também, disputar a posição com o jogador no elenco alviverde.

LATERAL DIREITA

A lateral direita alviverde é a que mais preocupa o torcedor e amante do futebol. Há tempos sem grandes nomes na posição, as duas figuras disponíveis para exercer a função original são Mayke e Marcos Rocha. Com algumas partidas questionáveis, os dois jogadores se revezam sendo que Marcos Rocha obtém a titularidade, quase absoluta.

Outra opção para a posição é Gabriel Menino. Jogador não ocupa originalmente a posição de lateral mas já mostrou ter talento para exercer a função. Inclusive, sua primeira convocação para a Seleção Brasileira foi na posição de lateral direito. Mas, Menino vem apostando suas fichas no meio de campo.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile