Futebol
Pimentel relembra arrancada em 2022 e elogia retomada do Ituano
Treinador esteve à frente da equipe em 2022
— Continua depois da publicidade —
O Ituano fez de novo. Após campanha ruim no primeiro turno da Série B desta temporada, o Galo de Itu segue lutando e tem tudo para sair da zona de rebaixamento e se salvar do descenso. Mas essa boa recuperação não é novidade. Em 2022, sob o comando de Carlos Pimentel, a equipe teve a melhor campanha do segundo turno e quase conquistou o acesso.
Carlos Pimentel comentou sobre a fase atual que vive a equipe paulista e ainda comparou com o período em que esteve à frente do clube. Segundo ele, a equipe já esteve em um momento pior e conseguiu contornar a situação.
– Eu vejo como uma situação delicada mas que já esteve em momentos muito piores e encontrou o caminho para sair dessa zona incômoda do rebaixamento. Se mantiver a média de pontos deste returno vai conseguir a permanência na divisão. Além do fato que, a própria instituição já passou por momentos semelhantes nos últimos anos e conseguiu a resiliência necessária para a superação – comentou.
Na Série B do Campeonato Brasileiro, o Ituano atualmente ocupa a 18ª posição com 31 pontos, apenas dois a menos do primeiro fora da zona, Paysandu. A situação atual que vive a equipe paulista é semelhante às temporadas passadas, quando Carlos Pimentel integrava a comissão técnica e comandava a equipe.
– As temporadas possuem muita semelhança, o primeiro turno com um percentual de aproveitamento abaixo dos 30% e um segundo turno com índices muito superiores. Hoje a equipe possui 50% de aproveitamento e em 2022 chegamos a marca de 67% com o melhor aproveitamento entre todas equipes, que nos credenciou ao título do returno e a chegarmos tão perto do acesso à Série A do Brasileirão no histórico jogo contra o Vasco da Gama – contou.
Carlos Pimentel falou ainda sobre os feitos nos anos seguintes com o Ituano e não descarta a possibilidade de recuperação do Ituano para se manter na segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
– Eu vejo campanhas de recuperação bastante positivas. Naquela ocasião nós conseguimos uma regularidade impressionante com 11 vitórias e apenas três derrotas até a última rodada. Para este ano, faltando oito rodadas para o término da competição, eu acredito que se a equipe conquistar mais quatro vitórias e dois empates conseguirá os 45 pontos necessários de permanência na Série B. Se isso realmente acontecer, e torcemos para que aconteça, chegará a dez vitórias no segundo turno – finalizou.
Carlos Pimentel nos últimos três anos no Ituano, como auxiliar técnico e como treinador, somou 164 jogos, sendo 65 vitórias e 47 empates. O treinador tem realizado palestras e tem recebido sondagens de clubes de futebol brasileiro e tem as avaliado e conversado com executivos de futebol do cenário nacional.