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Pit boost pode revolucionar a Fórmula E segundo Lucas di Grassi

O primeiro teste deve acontecer neste fim de semana, no E-Prix de Jedá.

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A 3ª e a 4ª etapa da Fórmula E desta temporada contará com uma grande novidade: o Pit Boost.

Esse sistema de pit stop, sendo desenvolvido desde 2022, será testado pela primeira vez no E-Prix de Jedá, vai permitir que as baterias dos carros possam ser carregadas durante as corridas.

O teste da novidade será apenas na corrida da 3ª etapa, que ocorrerá nesta sexta-feira (13) enquanto a 4ª etapa, realizada no sábado (14) manterá o padrão tradicional adotado pela categoria.

O que é o pit boost

Projetado pela própria Fórmula E, em parceria com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e com a Fortescue Future Industries, a proposta é que haja ao menos uma vez por corrida, uma parada obrigatória para recarregar a bateria do carro.

Fator esse, que pode ajudar a reformular todo o tipo de estratégia das equipes, por conta de questões variáveis das provas. Ao menos é isso que pensa Lucas di Grassi, único brasileiro da categoria e piloto da Lola Yamaha Abt.

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“A duração mínima total da parada é de 34s, mas a recarga acontece em 30s. Nesse curto período vamos adicionar 10% de potência extra à bateria, elevando a energia disponível ao equivalente a 1.000cv. Esse pit stop é uma novidade que tem potencial para revolucionar a maneira como são disputadas as corridas (…) vai mudar drasticamente o panorama: a estratégia, quanta energia pode-se consumir nas próximas voltas, como o piloto controlará a bateria e muitos outros parâmetros que pilotos e equipes têm que controlar durante uma corrida” – disse o piloto.

Revolução também para o cotidiano

Ainda em período de testes, em caso de sucesso, a mesma tecnologia utilizada no pit boost poderia se expandir ao cotidiano.

A ideia é que ela poderia ser adaptada aos carros elétricos comuns, facilitando o abastecimento de veículos em geral, que costumam levar alguns minutos ou até mesmo horas para recarregar por completo.

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