Campeonatos
Plano de reestruturação da Federação cria uma nova terceira divisão em Portugal
— Continua depois da publicidade —
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, nesta quarta-feira (6), um plano de emergência para a reestruturação do futebol no país. Segundo a entidade, as mudanças são fruto de seis meses de discussões com os clubes integrantes das divisões inferiores. A principal novidade é a criação da “Liga 3”, que será a nova terceira divisão portuguesa.
No comunicado, ficam definidos os objetivos do plano, que são aumentar a competitividade, melhorar a qualidade do jogo, aproximar e atrair os torcedores das equipes locais, além de fomentar o desenvolvimento de atletas nas categorias de base. Estes objetivos passam pela redução do número de equipes que integram as divisões profissionais em Portugal.
Ficou acordado entre a FPF e o sindicato que representa os atletas, que todos os jogadores receberão pelo menos um salário mínimo, ao mesmo tempo em que as taxas de borderô por parte da Federação sejam diminuídas.
Em 2020/2021, ainda haverá a realização do “Campeonato de Portugal”, que é o sistema de ligas regionais equivalente à terceira divisão, com 96 equipes. A partir de 2021/2022, a Liga 3 começa, com 24 equipes participantes. Nas três temporadas seguintes, haverá a redução gradual. No fim deste período, a Liga 3 chegará a 20 clubes e o Campeonato de Portugal a 56 clubes.