Flamengo
Por que o Flamengo é criticado até quando vence?
— Continua depois da publicidade —
Na última semana, o elenco do Flamengo foi posto em xeque: foram dois jogos dificílimos contra o Fluminense, na quarta-feira (8) pela final da Taça Rio uma atuação bem ruim, resultou no empate por 1×1 e a perda do turno (e do título antecipado) para o tricolor das laranjeiras.
No último domingo (11), pelo primeiro jogo da decisão do Carioca, uma atuação ainda longe dos melhores momentos de 2019 mas um pouco melhor do que a da última quarta. Vitória por 2×1 do rubro-negro e a vantagem de jogar pelo empate no jogo decisivo do dia 15.
Mas entre torcedores e imprensas, caem chuva de críticas ao elenco dirigido por Jorge Jesus, cobra-se novamente o futebol que encantou o Brasil no ano passado e no começo de 2020. Mas ao contrário da final da Taça Rio, dessa vez o Flamengo fez pelo menos um bom primeiro tempo.
Afinal, porque o Flamengo é criticado até quando vence? Nenhum time consegue ser campeão (ou finalista) jogando todos os jogos no mais alto nível, sempre tem aquele jogo “venceu mas não convenceu”, com o Flamengo não foi diferente nos títulos brasileiro, da Libertadores ou qualquer outro.
Temos que aceitar o fato de que só aconteceram cinco jogos após uma paralisação de mais de três meses do futebol brasileiro. Ok, que o Flamengo voltou a treinar antes dos adversários mas meia dezena de jogos não coloca ninguém nos trilhos, e o tempo de paralisação foi três vezes mais o que eles costumam ter de férias uma vez por ano.
Todos os times estão se acertando, entrando nos trilhos após longa pausa, com o Flamengo não seria diferente. Tá certo que o elenco do Flamengo é altamente qualificado e ele próprio aumentou o sarrafo de cobrança sobre si. Mas ainda é cedo pra dizer que “esse time não é isso tudo” ou “esse time não é mais de alto nível”.
Outros fatores como jogar em ambiente sem torcida, também podem influenciar no rendimento dos jogadores. O Flamengo costuma ter sempre bons públicos onde quer que jogue, sem esse fator motivacional o time pode ter mais dificuldade em pegar no tranco nos jogos.
O time de Jorge Jesus ainda merece crédito e vale lembrar que mesmo com as críticas e cobranças, o Flamengo está a um empate do seu trigésimo sexto título carioca. As críticas são prematuras, ainda não há motivo para desespero ou preocupação, o Flamengo do “novo normal” ainda está em formação.