Copa do Mundo - Qatar 2022

Por reclamação, Paulo Bento é expulso e se torna o primeiro técnico a receber cartão vermelho na história das Copas

Publicado em

Foto: JUNG YEON-JE/AFP via Getty Images
— Continua depois da publicidade —

Após a derrota da Coreia do Sul diante de Gana por 3 a 2 na manhã desta segunda-feira (28), o treinador português Paulo Bento reclamou pelo fato do árbitro Anthony Taylor, da Inglaterra, não autorizar a cobrança do escanteio para a seleção sul-coreana.

Com isso ele se tornou o primeiro técnico na história das Copas do Mundo a ser punido com o cartão vermelho. A regra de punições com cartões surgiu após a copa de 2018. Antes, membros da comissão técnica poderiam sim ser expulsos, mas de modo verbal.

O árbitro inglês apitou 40 segundos depois do período acrescido, mas o motivo da forte reclamação coreana é que tinha um escanteio por cobrar, em uma última tentativa de empatar o jogo. Paulo também não participou da entrevista coletiva, deixando as reclamações com seu auxiliar técnico, Sergio Costa.

Publicidade

Para Costa, o sentimento é de que houve injustiça com o selecionado sul-coreano. E garantiu que Bento não disse nada de grave com Anthony:

– (A reclamação) tem a ver com o que sentimos ter sido critério distinto nos dois tempos. No segundo tempo, quando tínhamos oportunidade de bater nossa última oportunidade. Árbitro retirou nossa oportunidade. Paulo (Bento) reagiu. Eu estava perto, ele não disse nada de errado para o árbitro. Depois, acabam por continuar a fazer o que sabem, o que podem. Sensação de injustiça por não ter tido essa última chance

Sergio também falou que o português é uma pessoa emocional, e que compreende a razão da reação explosiva.

– Paulo é pessoa emocional, que defende os seus até sua última gota de energia. Todos nós compreendemos sua reação. Não há para onde fugir nesse assunto. Sensação de injustiça, e isso por vezes nos leva a ter reações do que fazem parte do ser humano

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile