Portugal avança de fase na SSL Gold Cup, a Copa do Mundo da Vela

Publicado em

— Continua depois da publicidade —

Os primeiros classificados vindos dos mata-matas da SSL Gold, a Copa do Mundo da Vela, foram conhecidos nesta segunda-feira (13). A competição está sendo realizada no Real Club Náutico de Gran Canaria, na Espanha.

As equipes disputaram regatas em quatro grupos de quatro países, e os dois primeiros colocados de cada passaram de fase. Três seleções das Américas seguiram para os próximos duelos match race na ilha espanhola: Antígua, Bermuda e Chile.

O Brasil só entra na fase de oitavas-de-final e terá o bicampeão olímpico Robert Scheidt no comando ao lado de Martine Grael e outros nomes de peso. A estreia do SSL Team Brasil será na terça-feira (21). A decisão será em 3 de dezembro.

Publicidade

Após as regatas dos mata-matas, avançaram no Grupo 1 os países Tahiti, com 19 pontos, e Eslovênia, com 14, deixando para trás Bulgária e Peru. No Grupo 2, a Lituânia passou em primeiro levando junto em segundo a África do Sul. Ficaram pelo caminho Omã e República Tcheca.

No Grupo 3, o mais equilibrado da SSL Gold Cup até agora, os portugueses foram bem na última regata e passaram de fase, seguido pela Estônia. Os chilenos conseguiram a vaga com a pontuação do melhor terceiro colocado, e os cubanos ficaram de fora. 

”É um formato fantástico este da SSL Gold Cup. É inovador, diferente de tudo que vimos antes na vela, apesar de ser desafiador. É muito importante esse campeonato, pois dá oportunidade a todos os velejadores”, contou Afonso Domingos, comandante de Portugal.

Na outra chave, Malásia e Bermuda fizeram as melhores campanhas e a Antígua entrou nos mesmos moldes do Chile.

SSL Team Brasil

O bicampeão olímpico Robert Scheidt convocou a equipe para as regatas na ilha espanhola e o grupo viaja na semana que vem à ilha.

A tripulação terá nomes de peso da vela nacional como a bicampeã olímpica Martine Grael e os campeões mundiais de Snipe Gabriel Kieling e Gabriel Borges, além do velejador André Fonseca Bochecha, que fez três voltas ao mundo. Vestem a camiseta verde e amarela também Henry Boening, Juninho de Jesus, Mário Tinoco e Alfredo Rovere.

As novidades em relação à última convocação para os treinos da Suíça em 2022 são as entradas de Pedro Trouche, Gabriel Kieling e Henrique Gomes. O atleta olímpico Joca Signorini fará uma cirurgia e não poderá fazer parte do time como tático, função que será assumida por Martine Grael. Já Kahena Kunze estará na SailGP.

”Assisti todas as regatas e vi um nível técnico muito alto. Espero que a nossa hora de velejar chegue logo”, contou Pedro Bolder Trouche.

Com semelhança das principais Copas do Mundo em outros esportes, a SSL Gold Cup será um evento de igualdade de oportunidades com barcos SSL47. O barco brasileiro ganhou em 2022 o patrocínio da Sertrading, uma das maiores empresas de comércio exterior do país, e da Subsea 7 S.A., que apoiarão o time. Além da marca de mochilas e equipamentos para atividades outdoor Allcatrazes. 

A união entre Sertrading e Subsea 7 S.A com a Seleção Brasileira de Vela foi idealizada por Bruno Prada, companheiro de Robert Scheidt nas medalhas de Pequim 2008 e Londres 2012, e CEO do barco brasileiro.

Sobre a SSL Gold Cup

A SSL Gold Cup reúne desde seu início 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico em que a corrida pela tecnologia pode atrapalhar a corrida pela glória, a SSL busca uma competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda, e os campeões se tornam heróis inspiradores de novas gerações. A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile