Futebol Internacional
Portugal sai na frente, mas Croácia busca empate e se classifica na Liga das Nações
As duas seleções se classificaram para as quartas da Liga das Nações
— Continua depois da publicidade —
Em jogo aberto e disputado, a Croácia empatou com Portugal por 1 a 1, em casa. Mesmo jogando com um time misto, os lusitanos abriram o placar no primeiro tempo com João Félix. Na segunda etapa, Gvardiol deixou tudo igual e selou a classificação croata para as quartas de final da Liga das Nações.
Confira como foi o jogo abaixo:
Primeiro tempo
A partida começou equilibrada, Portugal tinha mais a posse de bola e levou mais perigo na frente do gol. Na melhor oportunidade, Rafael Leão obrigou Livakovic a fazer grande intervenção e no rebote, Otávio teve finalização bloqueada por Baturina e a bola subiu e foi para fora. Já a Croácia explorava a velocidade pelos dois extremos e os cruzamentos, mas não conseguia levar perigo à meta de José Sá.
Com o passar do tempo, os lusitanos assustaram e passaram a mandar no jogo. Semedo bateu de primeira e a bola passou rente ao travessão. Na sequência, a seleção de Roberto Martínez abriu o placar. Aos 32′, Otávio lançou João Félix por trás da defesa, ele dominou e bateu na saída de Livakovic para abrir o marcador: 1 a 0 Portugal.
Depois de sair atrás no marcador, a Croácia cresceu dentro da partida e passou perto de empatar. Primeiro, Matanovic recebeu na área e bateu para a defesa de José Sá. Na sequência, após cruzamento, Gardiol ajeitou para Kramaric, que bateu cruzado na trave.
Por outro lado, os portugueses aproveitaram os espaços na defesa croata e passaram perto de marcar em duas oportunidades. João Félix recebeu na área e bateu para boa defesa de Livakovic. Na sequência, Rafael Leão recebeu e bateu na saída do arqueiro croata, mas a bola passou por cima do travessão. Com isso, Portugal foi para o segundo tempo em vantagem no marcador.
Segundo tempo
O início da segunda etapa foi travado e disputado, ambas as equipes tinham dificuldades para criar por conta da marcação. A Croácia foi para cima e saiu da formação de cinco defensores para uma linha de quatro.
Os croatas se lançaram ao ataque e viram Gvardiol ter um gol anulado por impedimento após cruzamento para a área. No entanto, a seleção de Zlatko Dálic empatou na sequência. Aos 20′, Jakic cruzou fechado do lado direito e Gvardiol apareceu novamente na pequena área para, dessa vez, cabecear e deixar tudo igual: 1 a 1.
Após o empate, a partida ficou aberta. Portugal passou perto de passar à frente do marcador, mas Livakovic fez milagre. Após cruzamento de Francisco Conceição, a bola passou por todo mundo na área e chegou para Nuno Mendes, que estava livre, mas parou na grande intervenção do arqueiro croata.
Por outro lado, José Sá fez outras grandes intervenções. Primeiro, Sucic arriscou de longe, o goleiro do Wolves salvou e deu rebote, a bola ficou com Budimir que cabeceou para a grande defesa do arqueiro português que espalmou por cima do travessão.
Durante os minutos finais, os croatas passaram perto da virada. Primeiro, Budimir recebeu na área e acertou a trave esquerda. Na sequência, após cobrança de escanteio, Sutalo cabeceou para o gol. A bola ficou com Caleta-Car, que tentou concluir, mas foi travado por João Cancelo, que tirou em cima da linha. Ao final da partida, as duas seleções ficaram no empate.
Com o resultado, os portugueses avançam para as quartas em primeiro lugar do grupo, com 14 pontos em seis jogos. Quem vem logo atrás são os croatas, na segunda posição, com oito pontos, e que também se classificaram.