Z - Agência ENM
Português elogia escolha de São Paulo como abertura da Fórmula E em dezembro
Antônio Félix da Costa está na briga pelo título da categoria Fórmula E
— Continua depois da publicidade —
O piloto António Félix da Costa, da equipe TAG Heuer Porsche, expressou entusiasmo sobre a abertura da temporada da Fórmula E em São Paulo.
Recentemente, o português teve um dos melhores momentos de sua carreira no Campeonato Mundial da ABB FIA Fórmula E, vencendo as duas corridas do fim de semana no Portland International Raceway, nos EUA.
Com uma estratégia apurada e um pouco de sorte, Da Costa levou os troféus para Lisboa e se consolidou como um forte candidato ao título da décima temporada dos carros elétricos. A próxima rodada dupla, em Londres, definirá o campeão da temporada.
“Eu acho ótimo essa nova abertura em São Paulo. Normalmente abrimos a temporada no México, que é sempre uma corrida muito boa, com muitos fãs, mas eu acho que o Brasil vai ser igualmente bom. Para mim, ainda melhor, porque é um circuito em que eu sempre me dei bem. O Brasil é como se fosse a minha corrida de casa, por isso poder começar a temporada lá será mais especial,” disse Da Costa.
O pódio da segunda corrida do Hankook Portland E-Prix 2024 teve Robin Frijns (Envision Racing) em segundo, com a volta mais rápida, e Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) em terceiro. A Julius Baer Pole Position foi de Jean-Éric Vergne (DS Penske).
Os pilotos brasileiros não pontuaram nos EUA. Sérgio Sette Câmara, da ERT Fórmula E Team, ficou em 14º, Caio Collet, da Nissan, em 16º e Lucas di Grassi, da ABT Cupra, terminou em 17º após ser punido pela FIA.
Com os resultados recentes, António Félix da Costa subiu para a quarta colocação no campeonato, com 134 pontos. Ele começa a ameaçar os líderes, Nick Cassidy e Mitch Evans, ambos da Jaguar TCS Racing, que têm 167 e 155 pontos, respectivamente. Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, está em terceiro com 155 pontos.
Da Costa refletiu: “É uma pena como começamos o ano, porque poderíamos estar perto da liderança, mas estamos 30 pontos atrás do líder. Já estivemos a 80 pontos, então vamos tentar o nosso melhor. Vai ser complicado ser campeão, mas nosso objetivo é ajudar o Pascal a ser campeão,” disse em coletiva de imprensa.
A disputa pelo título continua intensa, com sete pilotos ainda na briga. Cada E-Prix oferece até 29 pontos. Mesmo o atual campeão, Jake Dennis, da Andretti Fórmula E Team, com 122 pontos, ainda tem chances de conquistar o bicampeonato.
O campeonato de construtores também está em aberto, com a Jaguar TCS Racing liderando, mas a TAG Heuer Porsche diminuindo a diferença, prometendo uma emocionante disputa final em Londres.
Classificação do Mundial de Pilotos
1º – Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – 167 pontos
2º – Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) – 155 pontos
3º – Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) – 155 pontos
4º – António Felix Da Costa (TAG Heuer Porsche) – 134 pontos
5º – Oliver Rowland (Nissan) – 131 pontos
19º – Sérgio Sette Câmara (ERT Fórmula E) – 11 pontos
24º – Lucas di Grassi (ABT Cupra) – 2 pontos