Internacional
Presidente da Uefa diz que decisão de encerrar o campeonato francês foi prematura
— Continua depois da publicidade —
Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, entidade que regulamenta campeonatos de futebol na Europa, criticou o encerramento do campeonato francês antes de todos os jogos serem realizados. A medida foi tomada pelo governo local devido à pandemia de COVID-19 e a incerteza de uma data de retorno. O mandatário da Uefa discordou dessa decisão e ponderou sua posição em entrevista ao Bein Sports.
De acordo com Ceferin, o governo francês tomou uma decisão prematura, uma vez que outros campeonatos europeus retornarão em breve. O alemão, por exemplo, já terá bola rolando nesse sábado, mas ainda sem a presença de público.
“Minha opinião pessoal é que a temporada foi cancelada muito cedo. Não é o ideal, porque as coisas podem melhorar em questão de semanas e quase todos deverão jogar, exceto alguns campeonatos. Mas, como é uma decisão do governo, o que os clubes podem fazer? Ou a Liga? Eles não podem fazer nada. Para mim, a decisão foi prematura. Mas isso não afeta a Uefa, é um ato deles”, disse Ceferin.
Outro ponto abordado pelo presidente da Uefa é o fato de PSG e Lyon ainda estarem vivos na disputa da Liga dos Campeões. A competição deve ser retomada pela Uefa e, sem jogos disponíveis no país, os dois clubes podem ser prejudicados.
“Temos dois clubes franceses jogando na Liga dos Campeões e agora eles não jogarão até agosto. Não sei se é bom para eles não jogar e depois ter partidas difíceis e importantes. Mas essa não é minha decisão, e nós a respeitamos”, concluiu Ceferin.
O campeonato francês foi oficialmente encerrado no dia 30 de abril. Dois dias antes, o primeiro ministro Edouard Philippe vetou qualquer competição esportiva no país até o mês de setembro. O PSG, que liderava o campeonato no momento da paralisação, acabou ficando com o título.