Outro lado
Presidente Jair Bolsonaro sanciona lei que permite aos clubes de futebol se tornarem empresas
— Continua depois da publicidade —
O presidente da República Jair Bolsonaro (Sem Partido) sancionou a lei que permite aos clubes do futebol brasileiro se tornarem empresas. Ela prevê a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para estabelecer as regras dessa transformação. O texto em questão havia passado pelo Senado em junho e pela Câmara dos Deputados em julho.
O objetivo desta mudança para clube-empresa é que, com isso, os times brasileiros consigam atrair mais investidores e possam garantir mais transparência nas gestões. Além do mais, há uma expectativa que os clubes consigam gerenciar melhor suas dívidas, em especial as que têm caráter social, como as trabalhistas.
Para saber tudo do esporte no Brasil e no mundo siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Nessa proposta, a SAF será responsável pelo futebol masculino e pelo feminino, porém entidades como a CBF e outros esportes não estão incluídos nessa lei.
Esse modelo da Sociedade Anônima foi escolhido pois, seguindo o que foi proposto, evita a entrada de possíveis “aventureiros” na administração dos clubes, além de permitir novas possibilidades de angariar recursos. Algumas delas são: emissão de ações, debêntures, títulos ou valor mobiliário sob regulação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).