Copa do Mundo - Qatar 2022

Primeira Copa, futebol sem força e estádios modernos: conheça o Qatar, sede da Copa do Mundo de 2022

Publicado em

Foto: Divulgação/Copa do Mundo
— Continua depois da publicidade —

Neste domingo (20), o maior evento de futebol do mundo começa com Qatar e Equador, às 13h. Inclusive, como já é tradição, o país sede abre a competição e neste ano quem sediará a festa do futebol é o Qatar, país criado em 1971, é um dos países mais ricos do mundo, porém também é menor que todos os estados do Brasil, conheça um pouco mais do país sede da Copa do Mundo de 2022.

+ Dicas para o rival? Bielsa dá palestra para técnico de adversário da Argentina na Copa

QUAL A CAPITAL DO QATAR?

Publicidade

A capital do país asiático é Doha, localizada na Região Leste. A cidade é a mais populosa e mais rica do Catar, banhada pelo Golfo Pérsico e com temperaturas altíssimas, principalmente no verão, estação do período da Copa. Por lá, os termômetros atingem cerca de 45ºC. Além da Copa do Mundo, Doha já recebeu outras competições esportivas como os Jogos Asiáticos, em 2006, Jogos Pan-Arábicos 2011, além de jogos da Copa da Ásia.

Foto: Divulgação/Doha

CALOR SERÁ UM PROBLEMA?

Como já é do conhecimento de muitos, esta Copa do Mundo de 2022 será a primeira a ser disputada no final de ano, com isso os atletas terão que lidar com o forte calor previsto no Qatar, pelo menos fora dos campos. No verão as temperaturas variam entre 14º e 45º e em entre dezembro e março, a média é de 26º, porém todos esses números de temperatura não serão um problema para os jogadores visto que em todos os estádios da Copa existe um sistema imenso de ar-condicionado para os atletas conseguirem jogar.

FUTEBOL SEM FORÇA?

Mesmo não sendo um país muito ligado ao futebol, toda a convocação do Qatar veio de dentro do próprio país, porém metade dos 26 jogadores jogam no melhor clube do Qatar, o Al-Sadd. Ao todo 13 atletas jogam por este clube, os outros 13 jogadores também defendem equipes do país, são elas: Al-Duhail, Al-Gharafa, Al-Rayyan, Al-Wakrah e Al-Arabi.

O Al-Sadd, clube com mais jogadores da lista, é o atual bicampeão da liga do país e tem no total 16 títulos da Liga do Qatar e duas Liga dos Campeões da AFC, título do mesmo nível da Libertadores.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram

CONHEÇA OS 8 ESTÁDIOS DA COPA

Estimasse que ao todo foram investido R$ 1,2 trilhões para a Copa do Mundo do Qatar, junto com os oito estádios, alguns foram feitos do zero e outros passaram apenas por reformas. Vamos conhecer os oito estádios que receberam os 64 jogos do mundial.

Al-Bayt Stadium

O palco da abertura da Copa do Mundo de 2022 receberá o famoso show de abertura que desta vez contará com Black Eyed Peas, BTS e Shakira. Depois desse ótimo show a bola rola para Qatar e Equador.

Foto: Divulgação/ Al-Bayt Stadium

O estádio tem capacidade para 60 mil torcedores, o design do estádio remete a certos costumes da cultura árabe, por exemplo, o teto tem formato de rendas beduínas, material que os nômades guardavam seus suprimentos para quando ficavam dias no deserto.

Foto: Divulgação/Fifa

Lusail Stadium

Palco da primeira partida do Brasil na Copa do Mundo, o Lusail Stadium é o maior estádio da atual edição do mundial, com capacidade para 80 mil torcedores.

Foto: Divulgação/Lusail Stadium

Além da estreia do Brasil, contra a Sérvia, na próxima quinta-feira, às 16h, o estádio também receberá o jogo da Seleção contra o Camarões, no dia 2 de dezembro, e a final da Copa do Mundo.

Foto: Divulgação/Lusail Stadium

Após a realização da Copa do Mundo, o Lusail Stadium terá seus assentos retirados e se tornará um espaço comunitário para eventos do país.

Khalifa International Stadium

O Khalifa International Stadium é um dos poucos estádios que já existia, ele foi criado em 1976 e para receber a Copa do Mundo passou por uma boa reforma, agora o belíssimo estádio conta com sistema de ar-condicionado e proteção para os torcedores contra o forte sol árabe.

Foto: Divulgação/Khalifa International Stadium

Com capacidade para 40 mil fãs, o Khalifa receberá a disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo. Entre os locais o estádio é carinhosamente conhecido como “O grande estádio que existia antes da Copa”.

Stadium 974

Definitivamente o estádio mais maluco de todas as Copas, o Estádio 974 foi inaugurado em 2021 e tem uma proposta bem incomum em relação a todas as outras arenas e estádios já feitos para a Copa do Mundo.

Com capacidade para 40 mil torcedores, o estádio foi feito a partir de 974, motivo do nome, contêineres e módulos de aço.

Foto: Divulgação/ Stadium 974

O estádio é o único dos oito que não conta com ar-condicionado pois ele é o mais diferente de todos, então optaram por não colocar o sistema de ventilação. Por causa da sua construção, depois da Copa ele pode ser completamente desmontado.

O Stadium 974 será o palco de Brasil e Suíça em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos, no dia 28de novembro, às 13h.

Education City Stadium

Construído próximo da região educacional de Al Rayyan, cidade vizinha da capital Doha, com universidades e centros de pesquisa, o Education City Stadium possui capacidade para 40 mil pessoas e foi feito para impulsionar e valorizar o conhecimento local.

Foto: Divulgação/Education City Stadium

A arquitetura do local também é destaque: com estrutura demarcada pelos recortes que lembram faces de uma pedra preciosa, o estádio reflete a luz do sol durante o dia. À noite, ele irradia a luz. Por conta disso, ele é chamado de “diamante do deserto”.

O estádio recebeu a partida entre Palmeiras e Tigres, partida válida pela semifinal do Mundial de Clubes em 2021.

Al Thumama Stadium

Como marca registrada de todos os estádios da Copa do Mundo do Qatar, o Al Thumama também conta com um design bem único. Em homenagem para o público local, o estádio remete ao gahfiya, touca que faz parte da cultura qatariana.

Foto: Divulgação/ Al Thumama Stadium

Após a Copa do Mundo, o estádio se tornará um hotel, um centro comercial e ganhará uma mesquita. O Al Thumama é mais um dos estádios que conta com sistema de ventilação e um sistema de reutilização de água.

Al Janoub Stadium

Um dos primeiros estádios da Copa a serem inaugurado, o Al Janoub tem capacidade para 40 mil pessoas e receberá jogos até as oitavas de final do mundial.

Foto: Al Janoub Stadium

Em Al Wakrah, 23 km ao sul da capital Doha, o estádio possui arquitetura inspirada no formato dos barcos dhow, utilizados para a pesca de pérolas, tradicional na região.

Ahmed Bin Ali Stadium

Último estádio da lista, mas não menos importante, o Ahmed bin Ali Stadium, também conhecido como Al Rayyan Stadium, tem capacidade para 40 mil torcedores. Antes de uma reforma, o espaço possuía uma arena com 21 mil lugares, mas foi demolida e totalmente reconstruída para a Copa do Mundo 2022.

Foto: Divulgação/Ahmed Bin Ali Stadium

Multiuso, o estádio é destacado por uma estrutura de fachada ondulada e brilhante. Dessa forma, para ressaltar a beleza da construção, todos os jogos no local estão marcados para o fim da tarde.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile