Ceará

Promessa do Ceará, David é convocado para Seleção Brasileira Sub-17

Publicado em

Foto: Pedro Vale/Ceará SC
— Continua depois da publicidade —

Pela primeira vez um atleta está está entre os relacionados para defender as cores do Brasil no futebol. David Souza, de apenas 16 anos, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17, na última segunda-feira (19). O jovem está no Alvinegro de Porangabuçu desde 2016 e vinha sendo acompanhado de perto pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O meia estará servindo ao País entre os dias 2 e 13 de novembro, em Itu – SP, na primeira fase de preparação para o Torneio Sul-Americano de 2021.

O grande investimento mensal que o Vovô tem feito em suas categorias de base desde 2014, ano em que realizou a compra de seu centro de treinamento, tem dado grandes frutos ao clube. Além de revelar jovens ao time de cima e, posteriormente, vendê-los por uma boa quantia a clubes do grande mercado brasileiro da bola, os jovens do Ceará têm atraído olhares de todos os lados. Na noite da última segunda (19), o novo treinador da Seleção Sub-17, Paulo Victor Gomes, anunciou a lista de relacionados para a preparação da competição continental da categoria do próximo ano e o cearense apareceu entre os 26 listados.

“Estou muito feliz pela primeira convocação (para à Seleção Brasileira). Agradeço primeiramente a Deus, minha família, que sempre me apoiou, e à minha equipe do Ceará Sub-17. Só está acontecendo isso por causa de todos eles”, comemorou o atleta de 16 anos.

Publicidade

David chegou ao Vovô em 2016, para o Sub-13 do clube, e assinou vínculo profissinal em fevereiro desse ano. Seu irmão, Robert Souza, foi negociado com o Grêmio no início de 2020.

Presidente do Ceará, Robinson de Castro utilizou suas redes sociais para festejar a convocação da jovem promessa. Além de David, apenas outros dois jogadores de clubes nordestinos também foram convocados. Goleiro Gabriel do Bahia e o zagueiro Victor Gabriel do Sport de Recife.

“Recebi agora com bastante alegria a convocação do nosso atleta meia atacante do Sub17 DAVID para a Seleção Brasileira. Parabéns garoto. Dia histórico para a nossa categoria de base. Estamos no caminho certo”, escreveu.

Os atletas ficarão com a Seleção Brasileira Sub-17 entre os dias 2 e 13 de novembro, em Itu – SP, visando a preparação para o Torneio Sul-Americano de 2021.

Crias do Vozão na Seleção

Além de David, outros atletas formados na Cidade Vozão chegaram a vestir a camisa verde e amarela antes do atleta. Como os exemplos de Arthur Cabral, Felipe Jonathan e Artur Victor, para a Seleção Olímpica, além do zagueiro Pablo, chamado para a principal. O detalhe é que, na época na convocação, nenhum deles estava mais no Alvinegro de Porangabuçu.

Comprados por R$ 6 milhões, Felipe Jonathan e Arthur Cabral já pertenciam a Santos e Palmeiras, respectivamente. Artur Victor atuava pelo Bahia e, assim como seu xará, também pertencia ao alviverde paulista. O atleta nunca chegou a atuar no time profissional do Vovô. Os três foram convocados no ano passado pela Seleção Olímpica.

O zagueiro Pablo, que também teve passagem pela base do Ferroviário, foi o único cria do Vovô a ser convocado para a equipe “de cima”. Quando chegou à Seleção principal, o defensor atuava no Corinthians e foi chamado outras duas vezes. Revelado pelo alvinegro em 2010, o defensor chegou a fazer algumas partidas pela equipe profissional do clube.

Na década de 90, Mário Cordeiro chegou a ser convocado pela Seleção Brasileira de novos, como era chamado o Sub-23. Na época, o volante despontava na equipe titular do Vovô.

Veja abaixo a lista de convocados para a Seleção Brasileira Sub-17.

Goleiros:
Gabriel – Esporte Clube Bahia
Gustavo Reis – Red Bull Bragantino
Murilo – Sociedade Esportiva Palmeiras
Mycael – Club Athletico Paranaense

Zagueiros:
Kaiky – Santos Futebol Clube
Rômulo – Clube Atlético Mineiro
Tiago Coser – Associação Chapecoense de Futebol
Victor Gabriel – Sport Club do Recife
Vinícius Serafim – Sociedade Esportiva Palmeiras

Laterais:
Ataíde – Club Athletico Paranaense
Vinícius Tobias – Sport Club Internacional
Ramon – Botafogo de Futebol e Regatas
Thauan Lara – Sport Club Internacional

Meio campistas:
Arthur – Fluminense Football Club
Caio Ribas – Clube Atlético Mineiro
David – Ceará Sporting Club
Kauê – Botafogo de Futebol e Regatas
Robinho – Sociedade Esportiva Palmeiras
Victinho – Clube Atlético Mineiro

Atacantes:
Erick – Club de Regatas Vasco da Gama
Felipe Augusto – Sport Club Corinthians Paulista
Giovani – Sociedade Esportiva Palmeiras
Matheus França – Clube de Regatas Flamengo
Matheus Nascimento – Botafogo de Futebol e Regatas
Sávio – Clube Atlético Mineiro
Ângelo – Santos Futebol Clube

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile