Z - Agência ENM

Provas de XCC abrem Estrada Real de Ouro Branco (MG)

Primeiro dia de provas em Ouro Branco tem disputas definidas nas últimas voltas, nesta sexta-feira (17)

Publicado em

— Continua depois da publicidade —

A grande final da Internacional Chaoyang Estrada Real teve início nesta sexta-feira (17) em Ouro Branco (MG) com as provas de XCC, o cross country short track.

Gustavo Xavier e Iara Caetano saíram vitoriosos na prova mais curta. Organizada pela Avelar Sports, a competição definirá os campeões da temporada 2024 pela soma de pontos das três etapas do ano.

A prova de XCC aconteceu na Praça de Evento de Ouro Branco (MG), onde todas as largadas e chegadas do final de semana serão realizadas.

Publicidade

Homens e mulheres competiram por 20 minutos, finalizando com uma volta de 1,4 km.

Na elite masculina, o paulista Gustavo Xavier destacou-se, assumindo a liderança nas voltas finais em uma disputa emocionante com Luiz Cocuzzi, que ficou com o segundo lugar. Patrício Farias completou o pódio.

“Foi uma super prova! Fiz uma prova tática, fiquei perseguindo os líderes. Faltando duas voltas para o final, lancei um ataque com força total, o ataque da vitória”.

”O Cocuzzi reagiu, me passou e aí, quando abriu a última volta, ainda tinha um gás. Consegui abrir um gap do Cocuzzi e finalizei o dia como campeão no XCC”, relatou Gustavo Xavier, atleta da Specialized Racing BR.

“É a primeira vitória do ano. Tive uma lesão no joelho, fiquei um mês parado, agora estou conseguindo voltar em boa forma e super animado. Temos muitas provas importantes pela frente.”

Na elite feminina, a disputa foi igualmente acirrada, com várias trocas de posições que entusiasmaram o público. Iara Caetano, bicampeã pan-americana de XCE (Cross Country Eliminator), venceu a prova. Sabrina Oliveira conquistou o segundo lugar, e Luiza Cocuzzi ficou com o terceiro.

“Fui dando alguns ataques durante a prova para sentir como estavam as outras atletas e para sentir o meu corpo, já que estou vindo de uma sequência grande de provas”.

”Observava a reação das adversárias e me divertia também, a cada volta. Estava num ritmo confortável para mim. Quando nos aproximamos das últimas voltas, segui o ritmo da Sabrina, que estava bem forte. No final, dei o meu máximo e consegui a vitória”, explicou Iara Caetano, campeã de XCC também na etapa de Arcos (MG) da Internacional Chaoyang Estrada Real.

O evento prossegue com as provas de XCO (cross country olímpico) no sábado e XCM (cross country maratona) no domingo. As disputas serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial.

A competição também conta pontos para os rankings olímpico e mundial. A Internacional Chaoyang Estrada Real de MTB faz parte do calendário internacional da UCI, do Ranking Brasileiro e do Ranking Mineiro.

No ranking da Estrada Real, Luiz Henrique Cocuzzi lidera a elite masculina com 83 pontos, enquanto Letícia Cândido lidera a elite feminina com 85 pontos.

Prova de XCC (Foto: Alemão Silva)

Veja o ranking completo aqui.

Foto: Avelar Sports

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile