Tênis
Quali do BT 400 de Belo Horizonte tem início nesta quarta com atletas do top 70
Foram definidos nesta terça os campeões do BT 10, evento preparatório disputado nas areias da Arena RM na capital mineira
— Continua depois da publicidade —
Tem início nesta quarta-feira, 2 de outubro, o ITF BT 400 Belo Horizonte. Um dos maiores torneios de beach tennis do mundo, o evento tem sua largada às 9h com duelos do qualificatório. Disputado nas areias da Arena RM, na capital mineira, a competição tem atletas de onze países e os melhores do mundo.
Com um torneio repleto de estrelas na chave principal, o quali terá disputas de peso. No masculino, destaque para a parceria favorita formada pelo italiano Elia Ammendola, número 67 do ranking, e o venezuelano Eduardo Garay, 49 do mundo. Os brasileiros Flavio Arouca e Davi Ballerini, 63 e 65 do mundo respectivamente, são os cabeças de chave 2. As brasileiras Sofia Espindola e Anna Clara formam a dupla número 1 do quali feminino.
Rafa Miiller desiste e pode perder o topo do ranking
Principal nome da chave feminina no BT 400 de Belo Horizonte, a paranaense Rafaella Miiller, número 1 do ranking e bicampeã mundial ao lado da venezuelana Patrícia Diaz, sentiu uma lesão no ombro e não vai disputar o torneio mineiro.
Com isso, Vitória Marchezini, de apenas 18 anos, e Sophia Chow, ambas no terceiro lugar do ranking, podem assumir a liderança do ranking mundial caso conquistem o título na capital mineira.
Jovens talentos mineiros recebem convites
Convocados pela delegação mineira para a Copa das Federações sub-18, Bernardo Moura e Samuel Bastos foram convidados pela organização para disputar a chave principal do BT 400.
“Jogar um torneio deste tamanho em casa é uma das melhores sensações que um atleta profissional pode sentir. Por mais que seja por um convite, estar na chave principal e poder disputar contra atletas fenomenais que estão lá no topo do ranking vai ser a maior e melhor oportunidade que eu já tive. Pratico o esporte há um ano, mas estar onde estou hoje me dá a certeza de que estou no caminho certo”, contou o mineiro da capital Bernardo Moura.
Vice-campeãs do BT 10 nesta terça, Luma Zambaldi e Natalia Buonincoutro também foram convidadas para a disputa do BT 400. As mineiras vêm de ótimos resultados, levantando seis troféus nos últimos sete torneios BT 10 disputados em Minas Gerais.
Mineiros campeões do BT 10
Campeões do BT 10 (Foto: Marcos Luciani)
O primeiro dia de evento na Arena RM foi reservado ao BT 10, torneio sem premiação, mas que distribuiu dez pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis (ITF). No feminino, o título ficou com as cabeças 3, as mineiras Maria Eduarda Ferrari e Cecília Lopes, que venceram a final por 6/3 7/5 contra Luma Zambaldi e Natália Buonincoutro, cabeças 4.
No masculino, os mineiros Bruno Máximo e Samuel Vilaça foram deixando favoritos pelo caminho até a final do torneio. Na grande decisão contra os cabeças 4 Richard Gomes e Heitor Viana, mais um placar surpreendente: 6/1 6/0 e o troféu em Belo Horizonte.
Serviço
A quadra central já está lotada para todos os dias tanto na parte gratuita quanto na área do camarote. Para acompanhar as demais quadras o acesso é gratuito na Arena RM. O empreendimento é de Rafael Moura, o He-Man do futebol, que brilhou no Atlético (MG) e outros grandes clubes como Corinthians, Botafogo e Fluminense.
Endereço: A Arena RM está localizada no Espaço 356, na Rua Adriano Matos e Chaves número 100, no bairro Olhos D’Água, em Belo Horizonte.
O torneio ITF BT 400 Belo Horizonte conta com o patrocínio oficial da Deloc – Soluções em Cozinhas Industriais e Cervejaria Colder e patrocínios da Euroville Volvo, Colpany Temper e Casemiro – Locação de Móveis e Copasa. O evento tem o apoio da For Run Sports, Sol & Neve, Achei Troféus, Drop Shot, Epo Empreendimentos, 356 Living Center, Adjutos Assessoria Contábil, Oasis Saúde Integrativa e Bem-Estar, TLK Transportes, Banco BRB, Flores e Muito Mais, Maison Deboá, ZEIQ, Bloco Sigma, Patogé, Life Projects Arquitetura.
O Hotel Oficial é o Holiday Inn. A bola oficial é a Drop Shot. O torneio tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Mineira de Tênis.