Basquete
Quimsa domina o Flamengo do início ao fim e conquista seu segundo título da BCLA
Equipe argentina aproveita atmosfera a favor na final em casa e vence o Flamengo.
— Continua depois da publicidade —
Com o controle do jogo do início ao fim, o Quimsa venceu o Flamengo por 92 a 80 na final da BCLA com grandes atuações de Brandon Robinson e Emiliano Basabe. O Flamengo esteve na frente apenas nos minutos iniciais do primeiro quarto, por apenas um ponto, e não conseguiu mais competir com o grande ímpeto da equipe argentina.
Brandon Robinson, armador do Quimsa, foi o cestinha da partida, com 23 pontos, e viu seu colega de equipe Emiliano Basabe anotar um duplo-duplo de 11 pontos e 14 rebotes. Apesar da derrota, o Flamengo viu seus argentinos buscarem o jogo: Franco Balbi anotou 16 pontos e Martin Cuello 15.
Com a derrota, o Flamengo amarga um segundo vice-campeonato seguido depois de ter perdido para o Franca no ano passado.
Para saber mais informações sobre a NBA, NBB e o mundo do basquete, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Flamengo 80 x 92 Quimsa-ARG
O primeiro tempo do Flamengo no confronto foi péssimo em quase todos os setores. A defesa era facilmente enganada com a boa troca de passes do Quimsa: os argentinos colocaram um ritmo alto no jogo, e as trocas de marcação sempre deixavam um jogador livre para buscar o arremesso ou a infiltração fácil.
No ataque, o Flamengo até mostrou boas construções no início, ao mesmo tempo que tentou manter a velocidade do jogo que o adversário impunha, mas as escolhas de arremessos foram muito ruins, com muita pressão do marcador ou com o chutador ainda desequilibrado após um drible ou uma recepção de passe.
Sem tomar conhecimento do rubro negro, o Quimsa manteve 65,5% de aproveitamento nos 20 minutos iniciais do confronto, chegou a abrir uma vantagem de 22 pontos, mas foi para o vestiário com o placar em 50 a 33.
O Flamengo voltou para o terceiro quarto com a mesma estratégia de jogo do primeiro tempo, e apesar de ter algumas boas sequências graças a Cuello e Franco Balbi, o jogo se manteve na mesma: um grande número de arremessos do perímetro que não foram convertidos em pontos, e uma defesa que sempre deixou algum jogador do Quimsa livre, fosse no garrafão ou no perímetro.
Ainda assim, uma boa sequência no final do terceiro quarto com Balbi e Scott Machado diminuiu a diferença para apenas 11 e deu esperanças para os cariocas irem atrás do jogo nos 10 minutos finais.
Mas a reação do Flamengo parou por aí. Com um terceiro quarto de manual do Quimsa, que não diminuiu a intensidade em nenhum momento e não desperdiçou quase nenhum ataque, o time argentino não abriu brechas, aumentou a diferença no placar e garantiu sua segunda conquista na Basketball Champions League Americas.
Destaques
Flamengo
Franco Balbi: 16 pontos e 3 rebotes/ Martin Cuello: 15 pontos e 4 rebotes/ Gabriel Jaú: 11 pontos e 7 rebotes
Quimsa-ARG
Brandon Robinson: 23 pontos, 9 rebotes e 5 assistências/ Emiliano Basabe: 11 pontos e 14 rebotes/ Juan Brussino: 14 pontos e 7 assistências/ Tayavek Gallizzi: 14 pontos e 5 rebotes